Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Felca relata ameaças, uso de carro blindado e seguranças após vídeos com denúncias sobre “Adultização”

Felca relata ameaças, uso de carro blindado e seguranças após vídeos com denúncias sobre “Adultização”

O humorista e youtuber Felipe Bressanim Pereira, o Felca, revelou que passou a circular em São Paulo com carro blindado e seguranças. A medida foi tomada após receber uma enxurrada de ameaças por vídeos que expõem práticas de influenciadores e plataformas digitais. Seu último vídeo, publicado no dia 6 de agosto, apontou a sensualização de crianças em redes sociais, como YouTube, TikTok e Kwai.

Felca ganhou destaque ao criticar a participação de criadores de conteúdo na promoção de apostas esportivas online, as chamadas bets. No vídeo mais recente, “Adultização”, ele denuncia o influenciador paraibano Hytalo Santos por exploração de menores e alerta sobre como redes sociais expõem crianças e adolescentes a riscos graves.

“Estou recebendo muitas ameaças, de assuntos delicados. Muitas, muitas. Comecei a andar com carro blindado e segurança. Muitas ameaças, sim. A questão das bets, por exemplo, vieram muitas ameaças. A questão da adultização existe uma ameaça de processo. Provavelmente existe e a gente conta com isso, que vai existir alguns processos aí. Mas é o lado da verdade. Se ninguém fala, ninguém vai falar”, disse no podcast PodDelas.

O projeto levou mais de um ano para ser concluído. Felca contou que entrevistou uma psicóloga especializada em infância para explicar o conceito de adultização. “É terrível a gente olhar essas cenas. Dá vontade de chorar, de vomitar, é terrível. Mergulhei no lamaçal. O que a gente está fazendo aqui é uma gota no oceano. Mas sem essa gota, o oceano seria menor”, afirmou.

Com 50 minutos de duração, o vídeo reúne casos de influenciadores que exploram a imagem de crianças e explica como o algoritmo impulsiona esse tipo de conteúdo. No Instagram, já ultrapassa 100 milhões de visualizações e reacendeu o debate sobre os direitos de crianças na internet.


Leia mais

Tirullipa e influenciadora em polêmica após troca de mensagens vazadas

Felca acusa Hytalo Santos de sexualizar menores e produzir conteúdo para pedófilos: “Dá um desconforto ruim”


Felca aponta que o público desses conteúdos muitas vezes é formado por pedófilos, que deixam comentários sugestivos, e que pais chegam a incentivar essa exposição visando ganhos financeiros.

Após as denúncias, a conta de Hytalo Santos no Instagram foi desativada. O Ministério Público da Paraíba investiga o influenciador desde 2024 por outros casos de exploração infantil.

A discussão ganhou força com o alerta da juíza Vanessa Cavalieri, da Vara da Infância e Juventude do Rio. Em entrevista à GloboNews, ela comparou publicar fotos de filhos online a “distribuir imagens para estranhos na rua” e destacou que criminosos se aproveitam desse material. A magistrada também criticou o sharenting — quando pais expõem exageradamente a vida dos filhos nas redes.

O tema é alvo do Projeto de Lei 2628/2022, já aprovado no Senado e em análise na Câmara. A proposta estabelece regras para proteger menores no ambiente digital, responsabilizando empresas que descumprem suas próprias políticas, como idade mínima para uso das plataformas.

Natural de Londrina (PR) e radicado em São Paulo, Felca soma mais de 5,2 milhões de inscritos no YouTube e 13,7 milhões de seguidores no Instagram, conhecido por vídeos de humor e reacts.

*Com informações do G1.