David Almeida defende BR-319 e dispara: “Amazonas é exemplo de preservação para o mundo”

David Almeida defende BR-319 (Foto: João Viana/Semcom)
Nesta segunda-feira (29/9), o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), saiu em defesa da pavimentação da BR-319 e contestou o discurso de que a obra poderia resultar em desmatamento descontrolado na região.
“Quando falam desse discurso de que, se asfaltar a BR-319, teremos ocupação, nós temos o maior exemplo do Brasil. Ficamos isolados do estado de Roraima por mais de 40 anos e o discurso era o mesmo: que haveria desmatamento e ocupação. No entanto, desde que a estrada Manaus–Boa Vista foi asfaltada, apenas uma cidade foi criada, e o restante da área continua preservada”, afirmou.
A declaração aconteceu durante a reinauguração do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Cidade Nova, localizado na rua C, conjunto Francisca Mendes, bairro Cidade Nova, zona Norte da capital amazonense.
O evento contou com a presença do deputado federal licenciado e atual secretário da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Saullo Vianna, do deputado federal Pauderney Avelino (UB), dos senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) e do inistro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Ainda durante o discurso, Almeida destacou que o Amazonas é o estado com maior índice de preservação do país, com 96% do território protegido.
“Nós não precisamos copiar de ninguém. Já temos o modelo. Se tem alguém que tem a ensinar é quem mora aqui. O povo do Amazonas sabe preservar e deve ser exemplo para o Brasil e para o mundo”, completou.
Saiba mais:
Ministro dos Portos vem a Manaus para entrega de obras nesta segunda-feira (29)
O prefeito também comparou a situação com outras rodovias da Amazônia Legal, citando a BR-317, no Acre, liberada para asfaltamento ainda nos anos 2000. Segundo ele, enquanto no Acre houve desmatamento acelerado após a obra, no Amazonas, mesmo sem pavimentação, a floresta permanece conservada.
“Esse discurso preservacionista não cola para o Amazonas. Somos um exemplo para o Brasil e para o mundo de preservação e de como cuidar das pessoas”, concluiu.
Assista:
