As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

CPMI do INSS: presidente de associação é preso por mentir em depoimento

Ordem de prisão foi dada pelo presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG
04/11/25 às 07:46h
CPMI do INSS: presidente de associação é preso por mentir em depoimento

Foto: Reprodução

O presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), Abraão Lincoln, foi preso na madrugada desta terça-feira (4/10) após depor à CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A ordem de prisão foi dada pelo presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), que o acusou de falso testemunho. Segundo o parlamentar, Abraão “mentiu reiteradas vezes” durante o depoimento, contrariando informações já obtidas pela comissão.

“Ele pelo menos em quatro oportunidades se contrariou. Tentou esconder de todas as maneiras que continuou o mesmo esquema, dessa vez ampliando, não só tirando dos pescadores, mas também dos aposentados. Acabou preso porque mentiu na CPMI”, completou o senador.

Encerrada a audiência, Abraão foi conduzido pela Polícia Legislativa.

Após a prisão, Carlos Viana declarou que o depoimento reforçou as suspeitas da CPMI sobre o uso de associações para aplicar golpes em aposentados e pensionistas, por meio da compra de listas de beneficiários do INSS.

“Ele confirmou o que a CPMI vem montando peça por peça, de que as associações usaram o mesmo esquema para enganar os aposentados, comprando listas de nomes de um mesmo fornecedor, o senhor Antônio Carlos Camilo, conhecido como Careca do INSS”, afirmou Viana.

O senador também destacou que as investigações apontam para a participação de “dois, três ou talvez quatro servidores de carreira” do INSS como principais articuladores dos esquemas de corrupção e desvio dos valores.

“Essas pessoas estavam presentes em todos os momentos em que os golpes aconteceram. A comissão está caminhando para as provas finais em relação a esses servidores, que, a meu ver, são o núcleo que hoje prejudicou e muito a Previdência do país”, declarou.


Leia também:

Senado: Empresário e piloto serão ouvidos em nova fase da CPMI do INSS sobre desvio de recursos

INSS notifica 4 milhões de beneficiários sobre Prova de Vida: saiba como evitar bloqueio


Sobre a CBPA

A CBPA é uma das entidades investigadas pela Polícia Federal na Operação Sem Desconto, que apura descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas.

Um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) mostrou que a confederação movimentou R$ 221,8 milhões entre fevereiro de 2023 e março de 2025, valores considerados irregulares.

A Advocacia-Geral da União (AGU) classificou a entidade como “de fachada”, alegando que ela não possui estrutura compatível com o número de filiados registrados.

*Com informações da CNN