As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Braga diz que Amazonas “não deve ser prejudicado” e pressiona por licença da BR-319

Parlamentar afirma que o estado tem autoridade para discutir preservação e infraestrutura
12/12/25 às 14:20h
Braga diz que Amazonas “não deve ser prejudicado” e pressiona por licença da BR-319

(Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

O senador Eduardo Braga reforçou, em entrevista à Rede Amazônica na quinta-feira (11/12), que o Amazonas “não pode ser penalizado” pela lentidão na emissão da licença ambiental para a BR-319. O parlamentar ressaltou que o estado mantém “97% da floresta em pé”, o que, segundo ele, dá ao Amazonas “autoridade moral” para tratar de temas como conservação e desenvolvimento.

Braga voltou a defender a licença ambiental especial para a rodovia, afirmando que a ligação terrestre é indispensável para quem vive na região.

“Nós vamos ser penalizados como nós estamos sendo? De não ter uma estrada que é a diferença entre a vida e a morte? Eu não aceito isso. Nós derrubamos os vetos, nós aprovamos a licença ambiental especial e eu tenho a convicção de que nós estamos avançando”, disse.

O senador também mencionou avanços recentes em trechos da BR-319 e destacou a reconstrução da ponte sobre o Rio Curuçá, entregue em novembro, além da obra da ponte sobre o Rio Autaz Mirim, prevista para ser inaugurada em fevereiro. Ambas haviam desmoronado entre setembro e outubro de 2022.


Leia mais:

Eduardo visita Muro das Lamentações em Israel e pede em bilhete: “Solta o Bolsonaro”

VÍDEO: Carlos Bolsonaro compartilha imagem do pai soluçando enquanto dorme


Braga afirmou ainda que o presidente Lula deve visitar o Amazonas no fim de janeiro ou em fevereiro para participar de uma agenda de inaugurações, que abrangerá três ações:

  • Entrega da licença ambiental da BR-319
  • Lançamento do novo porto da Manaus Moderna
  • Inauguração do primeiro empreendimento do Minha Casa, Minha Vida, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Manaus

“Finalmente vamos construir um porto moderno para dar dignidade a essas pessoas”, concluiu o congressista.

*Com informações do G1