Na noite de sábado, 7, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, deu início às apresentações gratuitas de recitais dentro da programação do Festival Amazonas de Ópera (FAO). Com elenco 100% de artistas amazonenses, apresentações ocorrem no palco do Teatro da Instalação.
Esta série de apresentações gratuitas traz três recitais com diferentes propostas artísticas, entre elas música napolitana, canções em língua inglesa e música brasileira modernista. A estreia foi dedicada à canção francesa (Chanson), inglesa e americana (Songs).
Leia mais:
Festival Amazonas de Ópera retorna após 2 anos: veja a programação!
Bolsonaro veta nova lei Aldir Blanc, que repassaria R$ 3 bilhões para cultura
O maestro Hilo Carriel, que participa do recital, afirmou:
“Eu estou muito feliz de estar aqui no palco de um festival tão importante que ficou dois anos afastado do seu público e agora retorna de forma presencial, e hoje é uma alegria para mim estar dividindo o palco com amigos e colegas de trabalho. Todos os integrantes dessa apresentação são membros do Coral do Amazonas, são amazonenses, do pianista aos cantores, são grandes talentos aqui da nossa terra, então a oportunidade de protagonizar um evento do início ao fim, inteiramente feito por amazonenses, é uma ocasião muito especial”.
A segunda apresentação acontece hoje, dia 8: “Recital Bradesco II – O caminho do Modernismo na Canção Brasileira” teve o repertório elaborado pelo barítono Homero Velho, professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela acontece às 19h, no Teatro da Instalação. Já a Itália sobe ao palco do Teatro da Instalação, no dia 14 de maio, às 19h. O “Recital Bradesco III – Canções Napolitanas” é a última apresentação no FAO e se dedica à música popular da cidade de Nápoles (Itália) e de regiões vizinhas.