Arrastando correntes
A aprovação da Reforma tributária nesta quarta-feira (10/07), pela maioria dos deputados da Câmara Federal, deixou a bancada do Amazonas em alerta. O senador Omar Aziz (PSD), comentou que conversou nesta madrugada (11/07), com o Presidente da Câmara dos deputados, Arthur Lira, firmando a preservação da manutenção dos benefícios da ZFM.
Acordo político
Segundo Omar Aziz, o texto da reforma vai passar por ajustes no senado e só deve sair, após acordo firmado com a Câmara Federal, para manter as vantagens corporativas da ZFM: o crédito presumido (tanto da indústria quanto do comércio), e todos os outros fundos para o funcionamento do PIM.
“Sem estresse”
A reforma vai tramitar sem urgência no senado, o que garante uma certa tranquilidade a bancada do Amazonas. Omar lembra que não será feito nenhum grupo de trabalho. O projeto deve passar pelas comissões: de “Constituição e Justiça” e de “Assuntos Econômicos”.
Os senadores Omar, Eduardo e Plínio garantem o empenho para que nada prejudique a ZFM.
Fechado com Lula
O presidente Lula foi bem taxativo em conversa sobre a reforma, comentou ainda Omar Aziz, segundo ele, Lula disse que a ZFM de Manaus não será prejudicada. Omar lembrou ainda que Lira vai acatar as modificações no texto do senado, quando o projeto retornar à Câmara Federal.
Peça chave no tabuleiro
Mais um sinal positivo para a manutenção da ZFM, foi a confirmação do nome do senador Eduardo Braga (MDB-AM), pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), como relator do projeto de lei complementar que regulamenta a reforma tributária.
Começar o jogo no tabuleiro político com certa vantagem, garante xeque mate aos ataques da ZFM.
Jogada de mestre
Braga comentou ainda que não será uma meta fácil a votação da reforma este ano, já que estamos com um calendário eleitoral no país. Segundo ele, dois terços do senado já estão em pré-campanha, olhando para 2026, e que tanto a Câmara quanto o Senado devem ter um calendário especial a partir da segunda quinzena de agosto.
A retirada do pedido de urgência da votação da reforma, foi uma jogada de mestre do senador Eduardo Braga.
Falta estratégia
Os principais poderes do Amazonas se limitaram a defender a ZFM nas redes socias. O governador do Amazonas Wilson Lima falou em ir à luta para reverter essa decisão e garantir a geração de empregos no Amazonas, mas não disse como.
O prefeito de Manaus, David Almeida, enviou vídeo ao Programa Tribuna Livre, da Rede Onda Digital. David comentou a importância dos senadores do Amazonas neste momento, mas, não disse como o poder municipal poderia contribuir para ajudar a garantir a manutenção da ZFM.
Eterno Pires na mão
Entra governo e sai governo é sempre a mesma história, a ZFM vive na corda bamba dos interesses dos empresários e políticos do sul do país. O grupo sulista coloca os interesses de lá, acima da importância econômica do PIM, para o Amazonas. Em 2023, o faturamento da ZFM foi de R$ 161,02 bilhões de janeiro a novembro do ano passado, com fechamento positivo e com boas perspectivas para 2024, gerando 108 mil empregos diretos.
Saullo Vianna
O deputado Federal Saullo Vianna (União Brasil) será entrevistado nesta sexta-feira (12/07), no Programa Tribuna Livre, da Rede Onda Digital. O parlamentar vai fazer uma análise da “Reforma Tributária” e dos bastidores do poder em Brasília, além da corrida eleitoral deste ano.