As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Entre o interior e a cautela, David Almeida testa discurso e mantém 2026 em compasso de espera

Prefeito de Manaus destaca força das redes sociais, relembra desempenho no interior em 2018 e condiciona qualquer decisão eleitoral ao fortalecimento do Avante
09/02/26 às 15:59h
Entre o interior e a cautela, David Almeida testa discurso e mantém 2026 em compasso de espera

A fala do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), em coletiva nesta segunda-feira (9/2), foi menos um anúncio e mais um exercício calculado de posicionamento político. Ao mesmo tempo em que afasta oficialmente a possibilidade de disputar o Governo do Amazonas em 2026, o prefeito fez questão de reforçar dois ativos estratégicos: o alcance de sua imagem no interior do estado e o capital político acumulado desde a última eleição majoritária que disputou.

“Veja bem, o trabalho de Manaus reverbera no interior. Todo mundo tem rede social. Minha rede social muito acessada no interior”, afirmou Almeida, ao sustentar que a expansão das plataformas digitais encurtou distâncias históricas entre a capital e os municípios. No raciocínio do prefeito, a visibilidade do seu mandato não se limita a Manaus, argumento frequentemente usado para questionar a viabilidade de lideranças da capital em eleições estaduais.

Para reforçar o ponto, Almeida recorreu à própria trajetória. “Eu fui candidato a governador em 2018. Lembram? fui candidato. Eu tive mais voto no interior do que na capital”, disse. Naquele pleito, o então filiado ao PSB terminou o primeiro turno em terceiro lugar, com 23,60% dos votos válidos, somando 417.176 votos. O segundo turno acabou disputado por Wilson Lima (PSC), que obteve 33,75%, e Amazonino Mendes (PDT), com 32,72%.

Em 2018, David Almeida venceu em nove municípios do interior: Borba, Tonantins, Novo Airão, Manacapuru, Iranduba, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Silves e Humaitá. À época, segundo o próprio prefeito, ele ainda não detinha o grau de exposição pública que possui atualmente. “Eu não tinha a curva de conhecimento que tenho hoje”, pontuou.

Mapa de 2018 dos votos no interior dos candidatos ao governo do AM em 2018. (G1 AM)

Saiba mais: 

Deputada propõe conceder Título de Cidadão do Amazonas a Nikolas Ferreira

Entre mandatos e estratégias: o xadrez político que redesenha o futuro de Amauri Gomes


Apesar das sinalizações, Almeida buscou frear expectativas. “Com relação à candidatura, não é uma realidade, se for realidade, eu vou comunicar. Nosso mandato é até 2028, eu estou muito tranquilo, nós confiamos na força do nosso trabalho”, declarou. A fala funciona como um gesto de prudência institucional, mas também preserva margem de manobra política.

Nos bastidores, o discurso se conecta diretamente à estratégia partidária. O prefeito revelou que, em reunião realizada na última sexta-feira, com a presença do deputado e do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, ficou acordada a prioridade de estruturar uma chapa competitiva pelo Avante. “O que nós temos que ficou acordado é a formação de uma chapa no Avante com nomes que irão nos proporcionar e eleger deputados federais”, afirmou, destacando ainda a meta de ampliar a bancada estadual da sigla, que hoje conta com quatro deputados na Assembleia Legislativa.

O foco no crescimento partidário sugere que, ao menos por ora, David Almeida aposta no fortalecimento do Avante como plataforma de poder, independentemente de uma candidatura majoritária. Ainda assim, o subtexto da declaração indica que o prefeito faz questão de manter seu nome aquecido no debate estadual, especialmente ao associar desempenho eleitoral passado à força atual das redes sociais.

Em 2026, Almeida soma 352 mil seguidores no Instagram e 194 mil no Facebook, números que reforçam o argumento de capilaridade digital no interior. Sem assumir projetos eleitorais, o prefeito sinaliza que conhece o terreno e mantém as peças do tabuleiro em movimento, enquanto observa o cenário e consolida sua base.

Veja a fala dele hoje: