A direita política assumiu o protagonismo da 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Manaus (CMM) após três meses do seu início. Ao contrário da legislatura anterior, a oposição — especialmente do Partido Liberal — adota posições claras e assume sem hesitação o rótulo ideológico. Refiro-me em especial aos vereadores Sargento Salazar e Coronel Rosses.
Salazar é um fenômeno nas redes sociais, e já era antes de ingressar na política. Condição que lhe dá uma vantagem ímpar no processo político. Com seus vídeos por vezes caricatos ou irreverentes, o sargento consegue ter um alcance inédito para um parlamentar de Manaus, sendo ele um dos vereadores mais conhecidos pela população.
Saiba mais:
Julgamento de Bolsonaro no STF pode ajudar direita a voltar ao poder
Políticos de direita do Amazonas prestam homenagens aos 70 anos de Jair Bolsonaro
Já Coronel Rosses, também em seu primeiro mandato, segue uma linha mais técnica e incisiva. Os discursos duros na tribuna e os pedidos de investigação aos órgãos de controle são as marcas da sua atuação no parlamento. Rosses é também o que mais se posiciona ideologicamente, demonstrando, inclusive, ter um certo trânsito com figuras da direita nacional.
Goste-se ou não deles, o protagonismo de Salazar e Rosses é inegável — e o projeto político que representam ganha força a cada discurso.