26.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Desfile da Vai-Vai que retratou PMs como demônios gera reações de políticos da direita

Publicado em:

- Anúncio -

O desfile da escola Vai-Vai do Carnaval de São Paulo no último sábado (10/02) continua repercutindo e criando um embate entre políticos de esquerda e da direita. A polêmica se deve ao fato de que uma das alas da escola representou a tropa de choque da Polícia Militar (PM) com alusão à figura de demônios.

A alegoria fazia parte do samba-enredo “Capítulo 4, Versículo 3 – Da rua e do povo, o Hip Hop: um manifesto paulistano”, que fez homenagem ao álbum “Sobrevivendo no Inferno”, do grupo de rap Racionais MC’s, lançado em 1997 e considerado um dos mais importantes do gênero. Nesse contexto, as fantasias dos “policiais demônios” eram compostas por escudos, cassetetes e capacetes, adornados com asas e chifres em tons de vermelho e amarelo, para fazer uma alusão ao massacre do Carandiru, ocorrido em 2 de outubro de 1992.

Além disso, o desfile contou com a presença de políticos de esquerda, como o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, e o deputado federal e pré-candidato a prefeito da capital pelo PSol, Guilherme Boulos.


Leia mais:

Esquerda é rejeitada nas 15 maiores capitais, aponta pesquisa

VÍDEO: Paolla Oliveira rouba a cena ao se transformar em desfile: “Sou mulher-onça”


Desde então, o desfile tem sido amplamente criticado por políticos do campo da direita. O deputado federal Kim Kataguiri (União), que também é pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, afirmou nas redes sociais que, no desfile, a Vai-Vai “expôs a bandidolatria mais abjeta e nojenta na Avenida”.

Kataguiri também compartilhou uma montagem com Boulos e o desfile, com a legenda “Demonizando policiais e homenageando bandidos”.

Já na segunda (12/02) o deputado federal Capitão Augusto (PL-SP) encaminhou um ofício ao prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), e ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) solicitando que “a escola de samba Vai-Vai seja proibida de receber qualquer forma de recurso público no próximo ano fiscal”, e que o desfile desrespeitou “a honra e a dignidade dos profissionais que dedicam suas vidas à proteção da sociedade”.

A Vai-Vai emitiu nota sobre a questão, onde afirma que o desfile “fez uma justa homenagem ao álbum e ao próprio Racionais MCs, sem a intenção de promover qualquer tipo de ataque individualizado ou provocação, mas sim uma ala, como as outras 19 apresentadas pela escola, que homenageiam um movimento”.

Com informações de Metrópoles.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Fucapi
Siga-nos no Threads

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Mais lidas

- Anúncio -
- Anúncio -