Fechando a noite de desfiles no Sambódromo de Manaus, a Dragões do Império, estreante do grupo especial, entrou na avenida às 5h40 deste domingo (4/3), com o enredo “Babobá – Rompendo as Correntes da Escravidão”, que utiliza a árvore africana como símbolo da luta pela real libertação do povo negro.
No ano passado, a escola do bairro São Jorge, na zona Oeste de Manaus, estava no grupo de acesso A e conquistou o título com 268,60 pontos, com o enredo Bosquinho Poeta.
Leia mais:
Carnaval 2024: Vitória Régia desfila no Sambódromo com o enredo “Arte, Magia, Samba e Reciclagem”
Carnaval 2024: A Grande Família apresenta a história da “Kianumaka-Manã – a protetora das flores”
Carnaval 2024: Atual campeã, Aparecida apresenta “a saga da família Cidade’’
Carnaval 2024: Andanças de Cigano traz enredo “Sophia: a Arte da Sabedoria”
Carnaval 2024: Unidos do Alvorada leva ao Sambódromo o “sonho de uma mãe africana”
Confira momentos do desfile:
Enredo
Na imponente avenida, a escola emergiu um clamor de louvor, unindo-se em um gesto de amor que transcende barreiras étnicas. Sua mensagem ecoa por equidade, anunciando a aurora iminente do sol da liberdade.
Baobá é uma árvore nativa do continente africano e é considerada símbolo de fertilidade, fartura e cura. O samba-enredo fala da ancestralidade vinda da África. Confira:
“A escravidão ruiu/Estava escrito no papel da ilusão/A fé deste povo não cala/O quilombo resiste/Erguendo as mãos/Tem jogo e capoeira/Tambor de mina à ecoar/Giram baianas, salve todos os orixás!”
Confira fotos do desfile: