“Pra cima, Ciça!”: Viradouro é a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro de 2026

(Foto: reprodução)
A escola de samba Unidos do Viradouro conquistou o título do Carnaval do Rio de Janeiro 2026 e garantiu seu quarto campeonato no Grupo Especial. A agremiação de Niterói levou para a Marquês de Sapucaí o enredo “Pra cima, Ciça!”, em homenagem ao mestre de bateria Mestre Ciça, de 69 anos, e alcançou a pontuação máxima: 270 pontos, após a apuração realizada na tarde desta quarta-feira (18/2).
Terceira escola a desfilar na segunda-feira (16/2), a Viradouro emocionou o público na Avenida com um espetáculo marcado por garra, precisão e forte carga afetiva. A bateria “Furacão Vermelho e Branco” foi um dos pontos altos do desfile, arrancando aplausos das arquibancadas. Ao final da apresentação, ritmistas cruzaram a pista às lágrimas, em um momento de celebração e reconhecimento à trajetória do homenageado.
Leia mais
Acadêmicos do Niterói é rebaixada após homenagear presidente Lula no carnaval do Rio de Janeiro
Nome consagrado do samba carioca, Mestre Ciça já comandou baterias como as da Estácio de Sá e da Unidos da Tijuca. Na Viradouro, vive sua fase mais vitoriosa, acumulando títulos em 2020, 2024 e agora em 2026, consolidando-se como um dos grandes mestres da história do Carnaval.
O desfile também foi marcado pelo retorno da atriz Juliana Paes à escola, 18 anos depois de sua última passagem como rainha de bateria. A artista voltou à Sapucaí ao mesmo posto, sendo recebida com entusiasmo pela comunidade e pelo público. O desfile reforçou o clima de emoção e nostalgia que tomou conta da apresentação da agora campeã.





