O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou, neste domingo (23/2), o filme brasileiro “O Último Azul”, que conquistou três prêmios no Festival de Berlim 2025 no sábado (22).
Em postagem no X, Lula parabenizou a equipe do filme:
“Parabéns, Gabriel Mascaro, Denise Weinberg, Rodrigo Santoro e toda equipe! Vale a pena acreditar no cinema. Nós somos brasileiros e não desistimos nunca!”.
Veja abaixo:
Estou muito orgulhoso em ver o cinema brasileiro brilhar nas telas do mundo. 🇧🇷
O filme 'O Último Azul' venceu o Urso de Prata no Festival de Berlim 2025. Parabéns, Gabriel Mascaro, Denise Weinberg, Rodrigo Santoro e toda equipe!
Vale a pena acreditar no cinema. Nós somos… pic.twitter.com/pHUGz6MAbi
— Lula (@LulaOficial) February 23, 2025
Em um dos mais importantes eventos de cinema do mundo, em que o Festival de Berlim comemorava sua 75ª edição, o longa-metragem, dirigido por Gabriel Mascaro, foi premiado com o Urso de Prata, a segunda maior premiação da festividade.
Além disso, o filme ganhou dois prêmios de júri independente: o prêmio do júri ecumênico e o prêmio dos leitores do jornal “Berliner Morgenpost”.
Este não é o primeiro reconhecimento do cinema brasileiro em Berlim. Filmes como Central do Brasil (1998) e Tropa de Elite (2008) também conquistaram o Urso de Ouro em edições passadas.
Leia mais:
Saiba quem são as concorrentes de Fernanda Torres no Oscar 2025
Filme gravado no Amazonas
“O Último Azul”, dirigido por Gabriel Mascaro, foi gravado em Manaus, Manacapuru e Novo Airão e se passa na Amazônia, num futuro distópico para o Brasil. Na história, o governo transfere idosos para uma colônia habitacional em que vão “desfrutar” seus últimos anos de vida. Antes de seu exílio compulsório, Tereza (Denise Weinberg), uma mulher de 77 anos, embarca em uma jornada para realizar seu último desejo. A produção também conta com Rodrigo Santoro no elenco.
Outra produção brasileira, o filme “Ainda Estou Aqui”, concorre no Oscar 2025 a três estatuetas na maior premiação de cinema do mundo: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz para Fernanda Torres. A cerimônia do Oscar acontece no próximo domingo (2/3).
*Com informações de CNN Brasil e Cine Set.