O adolescente Marco Felipe Mendes de Sousa, de 15 anos, conhecido como “Felipe Maracajá”, foi brutalmente assassinado na última segunda-feira (30/6), no bairro Vicente Pinzón, em Fortaleza (CE). Skatista dedicado e estudante, ele foi abordado por criminosos que o confundiram com membro de uma facção rival.
Antes de ser morto, Marco foi filmado pelos próprios agressores enquanto era interrogado sob ameaça. No vídeo, ele aparece nervoso, sendo chamado de “playboy” e obrigado a fornecer a senha do celular. Os criminosos alegaram ter encontrado no aparelho conversas e símbolos supostamente ligados ao Comando Vermelho (CV), facção rival à qual pertenciam.
Jovem era atleta e sem envolvimento com o crime, diz família
A família nega qualquer ligação do garoto com o crime organizado. Segundo o pai, Marcos Henrique, Marco era um jovem disciplinado, focado nos estudos e apaixonado pelo skate. Ele já havia representado o estado em competições esportivas, inclusive fora do Ceará.
A Federação Piauiense de Skateboard, que conhecia Felipe por sua participação na Seletiva Nordestina CBSk 2022, em Teresina, emitiu nota de pesar. Em um trecho, a entidade lamenta:
“Felipe se soma às estatísticas cruéis de um país que falha com sua juventude (…) O skate salva. O skate transforma. Mas não basta.”
Leia mais:
Moraes será relator de ação do governo que tenta restabelecer decreto do IOF suspenso pelo Congresso
Lula defende taxação dos super-ricos em ato do 2 de Julho na Bahia
Prisão e investigações em andamento
A Secretaria da Segurança Pública do Ceará informou que um dos suspeitos, de 25 anos, foi preso em flagrante após ser identificado com ajuda do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid). Ele já possuía passagens pela polícia por roubo e corrupção de menores.
A Polícia Civil continua as investigações para localizar os demais envolvidos no homicídio. O caso é tratado como execução motivada por conflito entre facções.
Veja o vídeo: