As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Pesquisa revela que 76% dos brasileiros não temem brigas políticas no Natal

Levantamento da Genial/Quaest mostra que apenas 21% demonstram receio de que discussões sobre política afetem o clima de celebrações
21/12/25 às 06:53h
Pesquisa revela que 76% dos brasileiros não temem brigas políticas no Natal

(Foto: Getty Images)

Levantamento da Genial/Quaest divulgado neste sábado (20/12) indica que a maioria dos brasileiros não teme que debates políticos prejudiquem o clima do Natal. Segundo a pesquisa, 76% dos entrevistados afirmaram não ter nenhum receio de conflitos motivados por política durante as celebrações de fim de ano.

Por outro lado, 21% disseram ter muito ou algum receio de que o tema gere atritos no período natalino. Dentro desse grupo, 11% relataram algum receio e 10% afirmaram ter muito receio. Outros 3% não souberam ou preferiram não responder. Os números se mantêm praticamente estáveis em relação a dezembro de 2024, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.

Apesar do cenário de polarização política no país, a avaliação predominante é de que o assunto não deverá interferir nas comemorações. De acordo com o levantamento, 87% dos brasileiros acreditam que a política não terá influência no Natal deste ano. Já 11% consideram a possibilidade de algum parente deixar de comparecer aos encontros familiares em razão de divergências políticas.


Saiba mais: 

Que roupa usar na virada do ano? Saiba o significado das cores

Antena 1 chega a Manaus e passa a integrar o Grupo Digital a partir de janeiro de 2026


Os dados também apontam para a manutenção das tradições natalinas. A maioria dos entrevistados, 85%, afirmou que pretende se reunir com a família neste Natal, enquanto 13% disseram não planejar encontros familiares no período.

A pesquisa ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 11 e 14 de dezembro, em todas as regiões do país. O nível de confiança é de 95%, segundo a Quaest.

 

 

*Com informações do Correio Braziliense.