Pai aciona a PM ao ver desenho de orixá feito pela filha em escola de SP

(Foto: Reprodução/internet)
A Polícia Militar foi acionada por um pai depois que a filha de 4 anos desenhou a orixá Iansã durante uma atividade na Emei Antônio Bento, no Caxingui, zona oeste de São Paulo, na quarta-feira (12/11).
Segundo pais de alunos, o homem já havia se irritado no dia anterior com o conteúdo, que integra o currículo da rede municipal, e rasgou um mural com desenhos das crianças.
Quatro policiais armados entraram na escola após a denúncia de que a menina estaria tendo “aula de religião africana”. Testemunhas relataram que a abordagem foi tensa. A informação é do site Metrópoles.
A direção afirmou que a atividade foi baseada no livro Ciranda em Aruanda, que integra o acervo oficial da rede municipal, e negou caráter religioso. A escola disse que o conteúdo segue as leis 10.639/03 e 11.645/08, que determinam o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena.
As crianças teriam ouvido a história e seguida, realizaram os desenhos dos personagens, que representam orixás de forma lúdica.

Posicionamento da SSP e Prefeitura
A Secretaria da Segurança Pública informou que os policiais conversaram com o pai e com a direção e que o armamento utilizado faz parte do equipamento padrão.
A Secretaria Municipal de Educação disse que o pai foi orientado sobre o caráter pedagógico do trabalho, que integra uma produção coletiva da turma e está previsto nas diretrizes da rede.






