Foi noticiado hoje, no seu perfil de Instagram, o falecimento da cantora Elza Soares. Ela tinha 91 anos e faleceu no Rio de Janeiro, de causas naturais.
Veja mais:
Morre atriz Françoise Forton; velório será nesta segunda
Aos 95 anos, morre o grande poeta amazonense Thiago de Mello
Nascida no Rio, Elza da Conceição Soares era filha de um operário com uma lavadeira e teve uma infância difícil. Casou-se aos 12 anos de idade e em 1953 ingressou na vida artítica.
Considerada uma das maiores cantoras da história da música brasileira, Elza despontou para a fama com o samba “Se Acaso Você Chegasse” em 1959, e a partir dos anos 1960 dedicou-se ao ritmo. Com o tempo, promoveu misturas entre samba e jazz, música eletrônica, hip hop e funk. Passou por um período de ostracismo nos anos 1980, quando recebeu ajuda de Caetano Veloso e amigos para recomeçar a carreira. Cantou até praticamente o fim da vida: Seu último disco lançado foi “Planeta Fome”, de 2019. Ela era também reverenciada fora do Brasil.
Na vida pessoal, tornou-se notório o relacionamento dela com o jogador de futebol Garrincha, que começou enquanto este ainda era casado. Conheceram-se na Copa do Mundo do Chile em 1962. Durante o casamento dos dois, houve até incidentes de violência doméstica. Os dois se separaram em 1982. Elza acabou morrendo no mesmo dia que Garrincha, que faleceu em 20 de janeiro de 1983.
Em 2018 foram lançados a biografia oficial, escrita por Zeca Camargo, e um documentário sobre a vida de Elza Soares, intitulado “My Name is Now”.
Via G1.
Acompanhe nossas redes sociais