Morre bebê que chorou durante próprio velório no Acre

Foto: Divulgação
O bebê que havia sido dado como morto e surpreendeu familiares ao chorar durante o próprio velório, morreu por volta das 23h deste domingo (26/10), na Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, no Acre.
Segundo informações divulgadas pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), a causa da morte foi um quadro de choque séptico e sepse neonatal, decorrente de uma infecção generalizada que se espalhou pelo corpo e provocou falência múltipla dos órgãos.
A criança nasceu prematura, com cinco meses de gestação, na sexta-feira (24/10). De acordo com a Sesacre, ela teria sido dada como morta pela equipe médica responsável pelo parto devido a um quadro de hipóxia intrauterina — condição em que o feto não recebe oxigênio suficiente durante a gestação.
Leia mais:
Bebê declarado morto chora dentro de caixão durante velório
Mãe denuncia que bebê de 1 ano sofreu queimadura em maternidade de Manaus
Durante o velório, a tia do bebê decidiu abrir o caixão para se despedir e percebeu que ele ainda estava vivo, chorando, após permanecer cerca de 12 horas dentro de um saco. O recém-nascido foi levado imediatamente de volta à maternidade e internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal.
Em nota, a Sesacre informou que os protocolos de reanimação foram seguidos pela equipe multiprofissional e que uma apuração interna foi instaurada para esclarecer os fatos. A equipe responsável por declarar a morte da criança, inicialmente, foi afastada das funções.
O caso também será investigado pelo Ministério Público do Acre (MP-AC)






