Quem pretende prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2025 deve realizar as inscrições até às 23h59, no horário de Brasília, desta sexta-feira (13/6).
Segundo o MEC (Ministério da Educação), até às 14h30 desta quinta-feira (12), o Enem 2025 já contabilizava mais de 5,3 milhões de inscrições.
Desse total de inscritos, mais de 2,3 milhões são participantes pagantes, enquanto cerca de 3 milhões estudantes estão isentos do pagamento da taxa de inscrição.
Com esse número, o exame nacional deste ano supera a marca de mais de 4,3 milhões de inscritos registrados na edição de 2024.
Leia mais:
Escolas do Amazonas realizam mutirões para inscrições no Enem 2025
Enem 2025: Confira as datas de inscrições e provas
Como se inscrever no Enem 2025?
Para se inscrever, o candidato deve acessar a página do participante no site oficial do exame.
Após preencher o formulário com as informações pessoais, o estudante deve emitir o boleto bancário de R$ 85, referente ao valor da taxa de inscrição.
O pagamento da taxa deve ser feito em qualquer banco, casa lotérica e aplicativos bancários até dia 18 de junho. Se o pagamento for via Pix, o pagamento deve ser feito a partir do QR code localizado no próprio boleto.
A inscrição só será confirmada após o pagamento da taxa, que deve ser feita até a próxima quarta-feira (18).
Vale lembrar que os estudantes regularmente matriculados no 3º do ensino médio em escolas públicas estão pré-inscritos no Enem deste ano. Na página do participante, será necessário, apenas, escolher se deseja realizar a prova de língua estrangeira em inglês ou espanhol, além de confirmar a participação na edição.
As provas do Enem 2025 serão aplicadas em 9 e 16 de novembro na maior parte do país. Apenas as cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no estado do Pará, realizarão o exame nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30, a conferência do clima da ONU (Organização das Nações Unidas).
*com informações de Folha de S. Paulo e CNN Brasil