Um novo golpe na internet está envolvendo o nome de uma das personalidades mais conhecidas da gastronomia brasileira. O chef francês Erick Jacquin, jurado do MasterChef Brasil e apresentador do Pesadelo na Cozinha, denunciou a veiculação de um livro falso comercializado online, que utiliza sua imagem e nome sem autorização.
O material, intitulado 100 Receitas do Chef Jacquin, é promovido por um site suspeito com promessas de “receitas originais”, “técnicas avançadas” e até “histórias inéditas da carreira” do chef. O problem é que Jacquin garante que nunca escreveu esse livro e não autorizou o uso de sua imagem para tal fim.
Assim que tomou conhecimento do golpe, o chef registrou um boletim de ocorrência relatando os crimes de estelionato e uso indevido de imagem.
Rodrigo de Natale, advogado responsável pelo caso e representante do escritório De Natale Advogados Associados, informou que a plataforma foi notificada para remover a publicação, além de ter sido solicitado o rastreamento dos IPs associados ao site.
Leia mais:
VÍDEO: Maior construção de tambores da China desaba durante visitação turística
VÍDEO: modelo do Onlyfans que está noiva faz sexo com 583 homens em 6 horas para bater meta
“Evidentemente, esse livro de receitas não foi feito por ele. Tomaremos medidas civis e criminais assim que os responsáveis forem identificados”, afirmou o advogado.
Além disso, há suspeitas de que o livro sequer exista fisicamente. “É bem provável que esse livro nem seja entregue. Ou seja, além do uso indevido da imagem e da personalidade do Jacquin, trata-se de uma fraude como tantas outras que vemos na internet”, completou De Natale.