Desemprego cai para 5,1% em dezembro e atinge menor nível, aponta IBGE

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,1% no trimestre encerrado em dezembro, o menor índice já registrado, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta sexta-feira (30). No acumulado de 2025, a taxa média anual ficou em 5,6%, também um recorde histórico.
Segundo o instituto, o número de pessoas ocupadas chegou a 103 milhões no ano. A renda média mensal do trabalhador atingiu R$ 3.560, alta de 5,7% em relação a 2024, marcando o maior valor da série. O total de trabalhadores com carteira assinada também bateu recorde, com 38,9 milhões de pessoas, crescimento de 1 milhão em um ano.
Em 2025, o contingente de desocupados caiu para 6,2 milhões, redução de 14,5% frente ao ano anterior. Houve queda no número de empregados sem carteira assinada e de trabalhadores domésticos, enquanto o trabalho por conta própria alcançou o maior patamar já registrado, com 26,1 milhões de pessoas. A taxa de informalidade recuou de 39% para 38,1%.
Já o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontou saldo negativo de 618 mil vagas formais em dezembro, mas encerrou 2025 com saldo positivo de quase 1,28 milhão de postos de trabalho com carteira assinada.
Com informações da Agência Brasil






