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Mais de 470 mil beneficiários do INSS já contestaram descontos indevidos em aposentadorias e pensões, afirma autarquia

O processo de contestação pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrou, até as 16h desta quarta-feira (14/5), cerca de 474 mil acessos de aposentados e pensionistas que identificaram descontos suspeitos em seus benefícios. Desses, 98,6%, ou 473.940 pessoas, negaram vínculo com entidades associativas e pediram ressarcimento.

A mobilização dos beneficiários ocorre após a revelação de um esquema de fraudes envolvendo associações que, segundo a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU), aplicaram descontos sem autorização em aposentadorias e pensões, por meio de cadastros forjados. A investigação aponta um desvio de até R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

INSS informa que entidades foram contestadas

Durante coletiva de imprensa, o presidente do INSS, Gilberto Waller, e o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, informaram que 41 entidades já foram formalmente contestadas — o que representa a totalidade das associações cadastradas até o momento.

Com a contestação, essas entidades terão 15 dias úteis para apresentar documentação que comprove o vínculo e a autorização do desconto. Caso não consigam justificar, poderão restituir os valores por meio de uma Guia de Recolhimento da União (GRU), que será repassada ao segurado via folha de pagamento do INSS.

“O valor não é depositado diretamente na conta do beneficiário. Vai para o Tesouro, e o INSS faz o ressarcimento em folha. Não forneça dados a terceiros, não assine nada”, alertou Waller.


Leia mais

INSS lança ferramenta para aposentados contestarem descontos indevidos; saiba como acessar

Senador aposentado diz ter sido vítima de descontos indevidos do INSS


Desde terça-feira (13/5), cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas que tiveram descontos nos últimos cinco anos foram notificados pelo app Meu INSS para verificarem a regularidade dos débitos. No primeiro dia de acesso, a área de descontos associativos da plataforma somou 1,6 milhão de visitas.

Apesar do alto volume de acessos, cerca de 738 mil usuários entraram na área específica mesmo sem terem sofrido descontos, o que gerou um alerta do INSS. “Estamos priorizando quem foi prejudicado. Pedimos que os demais não sobrecarreguem o sistema por curiosidade”, reforçou a autarquia.

O processo de contestação pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h. O atendimento é mais ágil após as 16h e aos sábados.

Como contestar os descontos do INSS

  • Acesse o app Meu INSS e entre com sua conta gov.br.
  • Clique em “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.
  • Confira as entidades que realizaram os débitos e selecione se autorizou ou não.
  • Informe um telefone e e-mail para contato.
  • Confirme a veracidade das informações e envie a declaração.

Não é necessário apresentar documentos neste primeiro momento. O prazo para contestação é indeterminado.

*Com informações do G1.

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O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrou, até as 16h desta quarta-feira (14/5), cerca de 474 mil acessos de aposentados e pensionistas que identificaram descontos suspeitos em seus benefícios. Desses, 98,6%, ou 473.940 pessoas, negaram vínculo com entidades associativas e pediram ressarcimento.

A mobilização dos beneficiários ocorre após a revelação de um esquema de fraudes envolvendo associações que, segundo a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU), aplicaram descontos sem autorização em aposentadorias e pensões, por meio de cadastros forjados. A investigação aponta um desvio de até R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

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Com a contestação, essas entidades terão 15 dias úteis para apresentar documentação que comprove o vínculo e a autorização do desconto. Caso não consigam justificar, poderão restituir os valores por meio de uma Guia de Recolhimento da União (GRU), que será repassada ao segurado via folha de pagamento do INSS.

“O valor não é depositado diretamente na conta do beneficiário. Vai para o Tesouro, e o INSS faz o ressarcimento em folha. Não forneça dados a terceiros, não assine nada”, alertou Waller.


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Apesar do alto volume de acessos, cerca de 738 mil usuários entraram na área específica mesmo sem terem sofrido descontos, o que gerou um alerta do INSS. “Estamos priorizando quem foi prejudicado. Pedimos que os demais não sobrecarreguem o sistema por curiosidade”, reforçou a autarquia.

O processo de contestação pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h. O atendimento é mais ágil após as 16h e aos sábados.

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  • Clique em “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.
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  • Informe um telefone e e-mail para contato.
  • Confirme a veracidade das informações e envie a declaração.

Não é necessário apresentar documentos neste primeiro momento. O prazo para contestação é indeterminado.

*Com informações do G1.

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