Anvisa suspende suplementos por risco à saúde; saiba quais são

(Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu três suplementos alimentares por conterem substâncias que não passaram por avaliação de segurança. A decisão foi publicada nesta terça-feira (20/1) no Diário Oficial da União e determina também o recolhimento dos produtos.
Os itens atingidos pela medida são Recover, Shot Ritual e Relax Ritual. Segundo a Anvisa, os suplementos não podem ser fabricados, comercializados, distribuídos, importados, divulgados ou consumidos.
De acordo com o órgão, os produtos possuem ingredientes que não tiveram a segurança comprovada para uso em suplementos alimentares, o que pode representar riscos à saúde dos consumidores.
Leia mais:
VÍDEO: Caminhão despenca em ribanceira próxima ao Musa após motorista sofrer mal súbito
VÍDEO: Funcionário de oficina pega carro sem autorização, dirige bêbado e mata motociclista
A empresa responsável informou, em nota, que está prestando esclarecimentos e apresentando estudos e dossiês técnicos às autoridades sanitárias, e que manterá clientes e parceiros informados sobre o andamento do caso.
Além desses produtos, a Anvisa também determinou a suspensão e o recolhimento de outros três suplementos de outra empresa:
- Fantastic Oat Frutas Vermelhas
- Fantastic Oat Banana e Caramelo
- Fantastic Oat Maçã e Canela
Segundo a agência, eles continham ingrediente ainda não avaliado para uso em suplementos e apresentavam alegações de benefícios à saúde sem comprovação científica.
A empresa informou que foi surpreendida pela decisão e que já acionou seus advogados para tratar do assunto.






