Governo emite alerta após descoberta de novas drogas no Brasil

(Foto: Freepik)
O Sistema de Alerta Rápido sobre Drogas (SAR), do Governo Federal, identificou pela primeira vez a presença de três novas substâncias no Brasil. O boletim foi divulgado na última quinta-feira (11/9).
De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, duas delas foram encontradas em um produto industrializado estrangeiro, conhecido como Magic Mushroom Gummies, da marca TRE House. Essas substâncias já circulam em países como Chile, Canadá e Bélgica. A identificação foi feita pela Polícia Científica de Santa Catarina, com apoio da Polícia Federal.
A terceira substância, o N-pirrolidino protonitazeno, um opioide sintético da classe dos Nitazenos, foi detectada em exame realizado em um paciente que relatou ter consumido álcool e um comprimido. A análise foi conduzida pelo Laboratório de Toxicologia Analítica e pelo CIATox-Campinas.
Leia mais:
VÍDEO: Funcionário de zoológico na Tailândia é devorado por leões
Nova lei quer endurecer punição para quem vender ou oferecer drogas e bebidas a menores de idade
Segundo o Ministério, a inclusão dessas drogas nos controles nacionais levou apenas 19 dias, o que foi considerado um avanço na rapidez do processo. O governo destacou que o SAR permite que qualquer pessoa envie notificações de forma voluntária, pelo e-mail sar@mj.gov.br, e orientou que os relatos sejam detalhados para auxiliar na avaliação dos casos.
