Enredo sobre Lula não evita rebaixamento da Acadêmicos de Niterói

(Foto: reprodução)
A escola de samba Acadêmicos de Niterói foi rebaixada para a Série Ouro após a apuração das notas do Carnaval do Rio de Janeiro 2026, ao somar 264,6 pontos. A agremiação apresentou, no último domingo (15/2), um enredo em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Com o rebaixamento, a escola disputará a Série Ouro em 2027. A agremiação tirou duas notas 10 apenas no samba-enredo e terminou a apuração mais de dois pontos atrás da penúltima colocada.
A apresentação gerou polêmica nas redes sociais. Parte da repercussão envolveu críticas a grupos políticos adversários. Um dos carros alegóricos trazia a imagem de um palhaço preso, em referência à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Leia mais
Políticos do Amazonas usam ‘lata de conserva’ como crítica a enredo que homenageou Lula
Outra ala, intitulada “Neoconservadores em conserva”, fez alusão a apoiadores e eleitores de direita, em tom crítico ao conservadorismo. O trecho também gerou reações e denúncias de políticos alinhados à direita, entre eles o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e o senador Flávio Bolsonaro (PL).





