As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Chuva e calor trazem aranhas para dentro das casas; saiba como se proteger

As mais perigosas são chamas de "Marrom", "Viúva Negra" e as "Armadeiras"
02/11/25 às 13:00h
Chuva e calor trazem aranhas para dentro das casas; saiba como se proteger

Foto: Rede Onda Digital

Você sabia que durante o verão amazônico, onde as temperaturas aumentam e há pancadas de chuvas fortes, também é período de procriação das aranhas? Nesse tempo, é comum que os machos saiam em busca das fêmeas e acabem se escondendo em ambientes urbanos.

O engenheiro mecânico, Thiago Holanda, ficou cara a cara com uma aranha enquanto dirigia pela avenida Rodrigo Otávio, no bairro Japiim, em Manaus, no início de outubro deste ano, início dos registros de altas temperaturas na cidade.

“Fui surpreendido com um baque no vidro da janela do motorista. Por sorte estava fechada e vi que era uma aranha de um tamanho considerável. Em alguns segundos ela foi parar no para-brisa e eu peguei meu celular rapidamente e fiz uma foto”, explica ele.

Veja a foto:

Aranha encontrada no para-brisa do carro. (Foto: Thiago Holanda)

Ao chegar em casa, a esposa dele, surpreendentemente, encontrou o mesmo animal dentro da casa da família, em um cômodo que funciona como depósito.

“No dia seguinte, minha esposa foi acessar um quarto e se deparou com a bendita aranha, o que foi um susto muito grande”, diz ele.

Aranha encontrada na casa da família. (Foto: Thiago Holanda)

A história vivida pela família em Manaus é comum nesse período do ano, segundo o zoólogo Thiago Carvalho, que trabalha na casa dos aracnídeos no Museu da Amazônia (MUSA).

“Há um sincronismo entre o crescimento dos animais e a época mais chuvosa e mais quentes do ano. Em vários momentos, a gente vai ter os machos, as aranhas, saindo em busca das fêmeas”, explica ele.


Leia também:

Cabem na palma da mão, mas podem matar: conheça os 4 animais mais perigosos da Amazônia

Bebida destilada com sabor da Amazônia é premiada em Exposição em Macau, China


O espaço em que o animal foi encontrado, também é um dos “queridinhos” desse animal peçonhento.

“Eles gostam de se esconder em locais escuros e húmidos”, revela o especialista.

Na cidade, algumas espécies consideradas inofensivas são encontradas com maior frequência.

“A gente vai ter alguns tipos de papa-mosca, treme-treme, que tem as pernas bem grandes. A gente vai ter ainda uma que é bem grandinha, achatada, meio cinza, que é um bicho inofensivo”, explica.

Já as mais perigosas são chamas de “Marrom”, “Viúva Negra” e as “Armadeiras”. Mas, o que fazer ao encontrar uma aranha dentro de casa?

“A dica, é pegar um pote grande, que caiba o animal com folga, além de transparente. Você precisa aproximar do o pote bem lentamente e depois disso você coloca um papelão por baixo para que o animal fique preso no pote. Depois, basta levar para um ambiente de floresta mais próxima”, explica ele.

Espécies de aranhas 

Segundo a Reserva Adolpho Ducke, o número de diferentes espécies de aranhas no mundo, ultrapassa 90 mil. No local, o número é superior a 700 delas.

Veja a matéria completa exibida no “Conexão Onda”: