O governador do Amazonas, Wilson Lima, reuniu-se nesta terça-feira (05/12) com a diretora de Ações Corporativas e Mercados, Kelley Kizzier, e o diretor de caminhos para descarbonização, Leon Clarke, ambos do Bezos Earth Fund, representantes da empresa norte-americana de tecnologia Amazon. O encontro ocorreu na COP28, a conferência internacional sobre mudanças climáticas promovida pelas Nações Unidas em Dubai, nos Emirados Árabes.
Lima confirmou que outros dois encontros ficaram pré-marcados para o início de 2024 para reforçar parcerias entre o governo do estado e a gigante tecnológica. O governador disse:
“A Amazon já havia anunciado alguns investimentos para a Amazônia e a gente começou agora a discutir projetos específicos para o estado do Amazonas. Já ficaram pré-agendadas duas reuniões. Eles gostaram muito da conversa, ficaram muito animados, inclusive já sinalizaram a possibilidade de fazer uma parceria para o avanço da biodiversidade com a nossa Universidade Estadual do Amazonas (UEA)”.
Leia mais:
‘Amazonas 2030’: Na COP 28, Governo lança programa para zerar o desmatamento em seis anos
Wilson Lima divulga vídeo convidando dono da Amazon para conhecer a Amazônia
No encontro, Lima apresentou projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado, como o Programa Amazonas 2030, que prevê desmatamento líquido zero em seis anos, e o projeto Escola da Floresta, cuja primeira unidade está em construção na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, em São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus).
Também participaram do encontro o diretor Nacional no Brasil do GCF, a Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas, Carlos Aragon; e a diretora de projetos da GCF Task Force, Colleen Lyons. Lima entregou aos representantes do Bezos Earth Fund uma peça de artesanato com a forma do mapa do Amazonas contendo o rosto de amazonenses e escrito “Amazon: vamos conversar” em inglês.