24.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Wilson Lima comenta sobre proibição de celulares nas escolas do AM: “Precisa ser discutido com a comunidade”

Publicado em:

- Anúncio -

O governador Wilson Lima participou nesta sexta (7/2) da solenidade de abertura do ano letivo no estado. Durante o evento, ele falou sobre o programa ‘Sine Primeiro Emprego‘, que tem o objetivo de preparar estudantes finalistas para postos de trabalho disponíveis na rede Sine Amazonas.

Lima disse:

“Inicialmente, o programa terá 400 vagas. O objetivo é preparar esses alunos do ensino médio para o mercado de trabalho. Naturalmente, serão incluídos os alunos com melhor desempenho na escola”.

Ele também comentou sobre a infraestrutura educacional do estado:

“Hoje nós temos cerca de 600 escolas, estruturas físicas. Dessas, mais de 400 já foram reformadas. Um conceito, que tem mudado nos últimos anos, é o da conservação das escolas. Antes, era comum vermos escolas públicas pichadas e dilapidadas. Com o tempo, começamos a trabalhar com os professores, diretores e alunos a noção de que a escola não é do governador, nem da secretária de educação, ela é da comunidade. Isso tem surtido efeito”.


Leia mais:

Wilson Lima lança programa para fortalecer a saúde no interior do Estado

Wilson Lima apresenta Barco Hospital São João XXIII à ministra da Saúde


Opinião de Wilson Lima sobre proibição de celuares nas escolas

Wilson Lima destacou que a proibição de celulares nas escolas, uma lei sancionada pelo presidente Lula recentemente.

“Essas questões precisam ser definidas pelos profissionais da educação, de acordo com a realidade de cada região. No nosso casso, temos um ensino tecnológico mediado, temos aplicativos que os alunos podem baixar, nesse caso é fundamental o aluno estar com o seu celular para ter acesso a esses conteúdos. Enfim, isso tem que ser discutido com a comunidade escolar e os pais, e tem que ser avaliado caso a caso. Não dá pra simplesmente baixar uma lei no Amazonas para proibir o uso de celular nas escolas. Precisamos entender caso a caso”.

Veja abaixo:

Sine Primeiro Emprego

O anúncio do projeto, que faz parte do programa Escola Para o Trabalho, lançado em 2021, foi feito na Escola Estadual Terezinha Almeida da Silva, bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus. Com 825 estudantes matriculados para o ano letivo de 2025, a unidade de ensino conta com uma estrutura completa composta por laboratórios de informática, de ciências, biblioteca e auditório.

O projeto é uma parceria entre a Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar. A ideia é que o piloto do projeto seja aplicado, inicialmente, em três escolas da Secretaria de Educação, em parceria com o Instituto Tecnológico Educacional do Amazonas (Iteam).

Na ocasião, um termo de cooperação técnica foi assinado entre os órgãos do Governo do Amazonas para a execução do Sine Primeiro Emprego, com início previsto para o mês de março. A ação é oriunda de emenda do deputado estadual Adjuto Afonso, no valor de R$ 600 mil.

Sine Primeiro Emprego foi lançado por Wilson Lima
Sine Primeiro Emprego foi lançado o evento (Foto: Alex Pazuello/Semcom)

Capacitação

O projeto atenderá, nesta primeira edição, 480 estudantes do ensino médio, com cursos de capacitação para o desenvolvimento de competências necessárias para o primeiro emprego, entre elas: habilidades de comunicação, trabalho em equipe, pontualidade, responsabilidade, capacidade de adaptação e o domínio de ferramentas básicas de informática.

O curso é dividido em módulos e durante seis meses, os alunos serão capacitados e monitorados pela Setemp para verificar sua entrada no mercado de trabalho por meio da Rede Sine Amazonas.

Escola

Para receber os novos alunos, foi construída na escola uma quadra poliesportiva entregue pelo Governo do Amazonas, representando um investimento de R$ 1,2 milhão. A construção da quadra e os aparelhos são resultado de indicativo e emenda do deputado estadual João Luiz.

Além disso, para o ano letivo de 2025, foram feitos serviços de pintura de piso cimentado, revisão hidráulica, pintura do muro interno, troca de fechaduras, entre outros serviços de manutenção gerais.

Wilson Lima durante abertura do ano letivo em Manaus
Wilson Lima participou da abertura do ano letivo (Foto: Alex Pazuello/Secom)

Além da quadra, a unidade de ensino recebeu equipamentos eletrônicos como kit de monitoramento por vídeo, projetores, telas de projeção, caixas de som, mesa de som e televisores.

Para além dos investimentos de infraestrutura e tecnologia, a unidade de ensino, também, celebra a conquista de seus alunos. Em 2024, a escola aprovou 30 estudantes para o Ensino Superior em faculdades públicas, no Processo Seletivo Contínuo (PSC), no Sistema de Ingresso Seriado (SIS) e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Abertura do ano letivo com a participação de Wilson Lima

Para o ano letivo de 2025, mais de 377,7 mil alunos estão matriculados na rede estadual de ensino. Desse total, 187,2 mil são alunos da capital e 190,5 mil do interior do Estado. O Amazonas possui mais de 600 escolas estaduais, das quais 233 são em Manaus e 371 no interior.

Na terça-feira (04/02), o governador Wilson Lima oficializou a abertura do ano letivo para estudantes da rede estadual dos 61 municípios do estado. A cerimônia aconteceu durante visita à Escola Estadual da Floresta (EEF) José Loureiro da Silva, localizada em São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus).

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Siga-nos no Threads
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Fucapi

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
Instagram Rede Onda Digital

Mais lidas

- Anúncio -
TV Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
- Anúncio -