O governador Wilson Lima vistoriou, nesta quinta-feira (13/03), as obras da Casa da Mulher Brasileira, localizada na rua Major Isidoro, bairro Petrópolis, zona sul de Manaus. O local será destinado ao atendimento humanizado de mulheres vítimas de violência com serviços especializados.
Acompanhado da deputada estadual Joana Darc e vereadores e autoridades, Lima falou sobre a obra:
“Essa obra vai beneficiar principalmente a mulher do interior. Geralmente, quando ela é vítima de violência no interior, não tem onde se abrigar em Manaus. A Casa da Mulher vai evitar que ela fique perambulando, nesse espaço ela terá todo o apoio.
A mulher que receber atendimento aqui vai ter encaminhamento para participar de curso de formação pelo nosso Cetam, e indicação para acesso a crédito”.
Veja abaixo:
🔷 Wilson Lima fala sobre obras da Casa da Mulher Brasileira em Manaus pic.twitter.com/D0MTErIEXE
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) March 13, 2025
Leia mais:
Wilson Lima apresenta agenda prioritária do Amazonas para a COP30
Casa da Mulher Brasileira
De acordo com o governador, a obra está orçada em R$ 17 milhões, incluindo recursos da bancada amazonense no Congresso, com contrapartida do Governo do Estado. Deverão funcionar na casa cerca de 85 salas, para instituições que realizam atendimento à mulher.

O local é um dos eixos do Programa Mulher Viver sem Violência, do Ministério das Mulheres, retomado no início de 2023. Atualmente, há oito unidades no país em: Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Ceilândia (DF), Curitiba (PR), São Luís (MA), Boa Vista (RR), São Paulo (SP) e Salvador (BA).
Considerada uma inovação no atendimento humanizado às mulheres, a Casa da Mulher integra serviços especializados como: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes.
