O governador Wilson Lima apresentou, nesta segunda-feira (06/01), um balanço das ações realizadas nas áreas de segurança pública e saúde durante o período das festas de fim de ano.
Com a atuação de 2,6 mil servidores em operações de patrulhamento e fiscalização de trânsito nos feriados de Natal e Réveillon, o Governo do Amazonas alcançou redução de 66,7% de acidentes com vítimas fatais e 28,5% sem vítimas fatais, diminuindo a demanda nos principais hospitais e prontos-socorros de Manaus.
Lima disse:
“Nós tivemos um fim de ano histórico, tanto do ponto de vista da segurança quanto da saúde. Os números são muito positivos, resultado de uma ação conjunta feita com o Detran, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Saúde, e isso fez com que o número de procura nas unidades diminuísse significativamente”.
Ele continuou:
“Nós montamos 10 barreiras na cidade em pontos estratégicos e montamos estruturas de policiamento naqueles locais de grande movimento, como foi o caso da Ponta Negra, o Largo São Sebastião, do Amarelinho, enfim, onde tinha festa e aglomeração nós estávamos lá com as equipes”.
Leia mais:
Dupla é presa após tentar matar amigo durante confraternição de Natal em Parintins
Cerca de 300 mil pessoas comemoram o réveillon na Ponta Negra, Largo e outros pontos de Manaus
Saúde
Lima informou que os três principais prontos-socorros de Manaus – João Lúcio, Platão Araújo e 28 de Agosto – no mesmo período de Natal e Réveillon de 2024, apresentaram redução de 37% no número de atendimentos em comparação com 2023.
Em ortopedia, o Hospital Platão Araújo chegou a reduzir 60% na demanda em relação ao ano passado. Para cirurgias gerais, a maior queda foi no HPS 28 de Agosto, reduzindo a procura em 26% durante as festas.
Segurança
Com o lançamento da Operação Natal Mais Seguro, o governo Wilson Lima apresentou números. No total, 179 motoristas foram autuados por dirigir sob efeito de álcool.
Apenas na capital foi disponibilizado um efetivo de 1,4 mil policiais militares, o que resultou entre 11 de novembro e 31 de dezembro na queda dos casos de homicídios (-40%) e roubos (-18%) e no aumento das apreensões de armas de fogo (+171%), em relação ao mesmo período de festividades em 2023.