A Prefeitura de Manaus anunciou nesta quinta (16/1) que uma série de interdições em ruas e avenidas da capital amazonense vão ser implementadas nos próximos dias.
Segundo o executivo municipal, serão feitas intervenções nas Avenidas Constantino Nery, Djalma Batista e Pedro Teixeira e nas ruas da Industria e Lóris Cordovil.
Dentre as mudanças anunciadas estão:
- Mudanças de sentido de circulação de vias
- Abertura de novos retornos
- Alteração de sinalização vertical e horizontal
- Implantação de semáforos
- Revisão das rotas de transporte público.
Leia mais:
Renato Jr descarta candidatura de David Almeida em 2026: “Apoiará próximos senadores e governador”
Início das obras de viaduto na Zona Oeste de Manaus será até março, diz Renato Júnior
O Prefeito em exercício, Renato Júnior, falou sobre as intervenções. Segundo ele, o trecho que liga a Avenida Djalma Batista a Avenida Torquato Tapajós agora o acesso será reduzido em uma quadra com entrada dos motoristas pela Rua da Indústria.
Além disso, a Avenida Pedro Teixeira agora terá apenas um sentido para acessar a Djalma Batista; e o semáforo da Constantino Nery próximo a Arena Amadeu Teixeira será removido para a otimização do tempo em até 15 minutos.
Renato Júnior falou à imprensa sobre as intervenções. Ele disse:
“O prefeito David Almeida determinou que nós fizéssemos pelo menos 19 intervenções no trânsito. No trecho entre as avenidas Djalma Batista e Constantino Nery, o trânsito será desviado pela Rua das Indústrias. Com isso, o semáforo que nós temos hoje, entre a Pedro Teixeira e a Constantino Nery, que é de três tempos, vai passar a ser de dois tempos. Isso vai diminuir o tempo de espera dos condutores”.
Veja abaixo:
📌 Ruas e avenidas de Manaus vão passar por intervenções; Renato Junior comenta pic.twitter.com/bjzXE6vf44
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) January 16, 2025
As mudanças tem o objetivo de melhorar a mobilidade urbana da capital após Manaus registrar um aumento nos casos de mortes no trânsito em 2024. Ao todo 120 servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Manaus (Seminf) atuarão nas obras. A maior parte das obras será realizada a noite, e que caso seja necessário pela parte do dia, apenas uma faixa das vias serão interditadas.
As mudanças tem o objetivo de melhorar a mobilidade urbana da capital após Manaus registrar um aumento nos casos de mortes no trânsito em 2024. De acordo com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), 309 pessoas morreram em acidentes de trânsito no ano passado, um aumento de 21% em relação a 2023, no qual foram registradas 158 mortes.
*Com informações de G1