A professora Doutora Iraildes Caldas, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), foi convidada desta quarta, 6/3, do programa Fiscaliza Geral da Rede Onda Digital. Ela é líder do Grupo de Estudo, Pesquisa e Observatório (GEPOS/UFAM), e falou sobre o assédio moral e sexual a alunas dentro de instituições no Amazonas.
A doutora afirmou:
“Existe trabalhos de pesquisa que são trabalhos de mestrado de doutorado, mostram que há uma investida muito forte por parte de professores, por parte de servidores técnicos aqueles que atendem nas secretarias dos laboratórios, a ponto dessas meninas que entram na universidade com 18 ou 19 anos saindo de uma adolescência para a juventude”
“essas meninas muitas vezes não fazem matrícula para determinadas disciplinas, elas vão protelando as disciplinas porque determinado professor que vai ministrar, às vezes elas acabam cedendo a investida do assédio porque elas têm bolsa, e elas não querem perder esse dinheiro da bolsa que serve para compra de alimentação no RU, serve para pagar o ônibus.”
E mais, os professores retaliam nas notas. Então, elas querem passar nas disciplinas e têm medo de reencontrar esses professores mais na frente, em bancas, por isso elas cedem. Você não tem ideia de quantos nudes essas meninas recebem, de professores e servidores. Recebem nudes, poemas eróticos, são assediadas. E por causa disso, elas desenvolvem ansiedade, depressão, doenças psicossociais”.
Veja abaixo:
VÍDEO: Professora da Ufam denuncia casos de assédio sexual e moral em universidades
Doutora Iraildes Caldas falou sobre estudos científicos que constatam assédio contra mulheres em instituições pic.twitter.com/ojrsWgbQ3F
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) March 6, 2024
A doutora Iraildes Caldas veio falar sobre programação da instituição para o dia da mulher no próximo dia 8, e o evento “Saber para resistir, existir e viver”, que acontece amanhã, dia 7/3, no auditório Rio Solimões, campus universitário setor norte, IFCHS.
Você pode conferir a entrevista na íntegra clicando aqui.