Na quinta-feira (13/2), agentes da Prefeitura de Manaus foram filmados apreendendo a mercadoria de uma vendedora informal na Avenida Eduardo Ribeiro, Centro da cidade. A cena repercutiu nas redes sociais manauaras.
Veja abaixo:
❌ Fiscais da Prefeitura são criticados por abordagem contra vendedora no Centro de Manaus pic.twitter.com/JdgZv9Jn90
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 14, 2025
O vídeo mostra os agentes pegando o carro com frutas da vendedora e arremessando os itens e o próprio carrinho na carroceria do veículo da fiscalização. A vendedora, que seria haitiana, aparece perto dos fiscais, desesperada, sem conseguir reagir.
Leia mais:
VÍDEO: Caminhão tomba em avenida alagada durante chuva em Manaus
VÍDEOS: Influencer é baleado durante live em Manaus
A repercussão do vídeo foi tanta que a Prefeitura de Manaus divulgou nota nesta sexta (14/2) sobre o incidente. Até mesmo vereador Coronel Rosses também criticou a abordadem.
Leia abaixo a nota da Prefeitura, na íntegra:
Em resposta ao vídeo divulgado sobre a apreensão de uma banca clandestina de frutas no centro da cidade, a Prefeitura de Manaus informa que:
1 – Vem realizando regularmente ações de reordenamento no centro da cidade, garantindo a recuperação da ordem e valorização de lojistas, feirantes e ambulantes que atuam em conformidade com a lei;
2 – Que a ação de apreensão foi antecedida de medidas de conscientização realizadas pela própria fiscalização. A medida alertou os ambulantes em situação irregular sobre os procedimentos que deveriam tomar para regularização e que a insistência em violar as normas municipais resultariam em apreensão;
3 – Que apenas quem insistiu nas irregularidades foi alvo de apreensão;
4 – Que a senhora abordada no vídeo é de nacionalidade haitiana. Como política de inclusão a prefeitura já disponibiliza um espaço conhecido como “Feira do Migrante”, localizada na rua Rocha dos Santos, no Centro, dedicada a ambulantes de outras nacionalidades. Além desse espaço, refugiados também contam com a total disposição da prefeitura para ter acesso a programas sociais. Atualmente 45.323 migrantes e refugiados constam no Cadastro Único em Manaus e são beneficiados com políticas como o Bolsa Família.
5 – Que quaisquer excessos não contam com a anuência da gestão. Medidas administrativas, além da revisão de procedimentos de abordagem, serão tomadas e estendidas para todas as equipes de fiscalização da prefeitura.