Dois influenciadores digitais de Manaus viralizaram nesta quarta-feira (3/07) após publicarem um vídeo em que, supostamente, estão fumando maconha em frente a uma delegacia da cidade.
Nas imagens, um deles diz: “Aí rapaziada, a parada é o seguinte, família, nós vamos ser o primeiro influenciador a fumar maconha na frente da delegacia.”
Em seguida, enquanto acendem o cigarro que um deles afirma ser de maconha, o outro diz: “Olha o VT passando, não vai dar em nada”, referindo-se à viatura da polícia. Em seguida eles fogem.
O vídeo ganhou destaque em páginas de fofoca no Instagram. Policiais se manifestaram e viram a ação como uma afronta.
No Instagram um deles possui mais de 67 mil seguidores e o outro mais de 25 mil. Eles costumam fazer vídeos de humor.
Ver essa foto no Instagram
Leia mais:
Uso de maconha continua ilegal, mas deixa de ser crime; entenda o que muda com a decisão do STF
Homem é preso ao tentar embarcar com 20kg de maconha, em São Gabriel da Cachoeira, no AM
Descriminalização da Maconha
No dia (25/06), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por oito votos a três, que o porte de maconha para consumo pessoal não é crime. A decisão foi tomada após quase uma década de debates iniciados em 2015.
A Lei de Drogas, aprovada em 2006, já não punia o porte com pena de prisão, mas os ministros reafirmaram que essa conduta não é um delito criminal, mas sim um ilícito administrativo, destacando que a dependência é um problema de saúde pública.
Mas a decisão do STF não legaliza o consumo de maconha, que permanece proibido pela legislação. No entanto, a posse para uso pessoal deixa de ser considerada crime, sujeitando os infratores apenas a sanções administrativas e socioeducativas, como advertências sobre os efeitos das drogas e participação em programas educativos.
O consumo de maconha em locais públicos continuará proibido e sujeito a sanções penais. A produção, compra, venda e tráfico da substância permanecem crimes.