O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), lançaram nesta terça-feira (6/5), a nova edição do selo Unicef, 2025-2028.
A cerimônia reuniu autoridades públicas, lideranças comunitárias, adolescentes e parceiros para renovar o compromisso de transformar a realidade de milhares de meninas e meninos no estado do amazonas.
O Selo Unicef é uma iniciativa que visa estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do semiárido e da Amazônia legal brasileira.
No Amazonas, a implementação conta com o apoio do Instituto Amazônia Açu, parceiro responsável por auxiliar os municípios na melhoria de suas políticas públicas voltadas à infância e adolescência.
O secretário da Sedurb, Marcellus Campelo, falou à Rede Onda Digital sobre a iniciativa:
“O selo Unicef está desde 2009 no Amazonas, em ciclos de quatro anos que correspondem às gestões dos prefeitos municipais. Em 2023, o governador Wilson Lima institucionalizou a transversalidade do apoio do estado aos municípios e conseguimos o recorde de 29 certificações. Agora, com o apoio do governo do AM desde o início neste novo ciclo, temos a certeza de que 100% dos nossos municípios sejam certificados.
Também entregamos um imóvel do governo à Unicef, para instalação do seu escritório local, que é um compromisso do governador Wilson Lima”.
Veja abaixo:
Secretário Marcellus Campelo fala sobre iniciativa da Unicef no AM pic.twitter.com/OnTAq3z9zB
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 6, 2025
Leia mais:
Em entrega de feiras, David Almeida exalta parceria com governo do Amazonas, mas sem citar Wilson
Em cerimônia, 29 municípios do Amazonas são premiados com selo do Unicef
Unicef: avanços no Amazonas
Na edição anterior (2021-2024), 29 municípios do Amazonas foram certificados pelo selo Unicef, destacando-se por seus avanços concretos em áreas como saúde, educação, proteção contra as violências e participação cidadã. Esses municípios melhoraram acima da média nacional em diversos indicadores, alcançando impactos positivos para a infância e adolescência.
Entre os resultados alcançados, destaca-se o aumento de 8,8% na cobertura vacinal da tríplice viral d2, frente aos 2,6% registrados nacionalmente; a redução de 39,3% nas taxas de abandono escolar; e a ampliação do uso do sistema de informação para infância e adolescência (Sipia), com aumento expressivo de notificações de violência – essencial para interromper ciclos de abuso e garantir proteção.
A nova edição do selo Unicef chega com ainda mais força e foco em resultados. Os municípios participantes receberão apoio técnico, formações e ferramentas para ampliar a atuação em áreas como primeira infância, saúde mental, educação de qualidade, enfrentamento à violência, inclusão produtiva e participação adolescente.