O Ministério da Saúde autorizou que vacinas contra a dengue próximas da data de vencimento sejam utilizadas em pessoas fora da faixa etária estipulada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e redistribuídas para municípios ainda não contemplados pela campanha de imunização. A medida foi publicada nesta sexta-feira (14/02) em uma nota técnica direcionada a todos os estados e ao Distrito Federal.
Segundo a pasta, o objetivo é evitar desperdício de doses e ampliar a proteção contra a doença.
Com a nova diretriz, as vacinas com dois meses para o vencimento poderão ser destinadas a cidades que ainda não receberam a imunização ou aplicadas em pessoas de 6 a 16 anos de idade, ampliando o público inicialmente contemplado.
Já os imunizantes com um mês para o vencimento poderão ser administrados em um público ainda mais amplo, respeitando os limites estabelecidos na bula da vacina. Isso significa que poderão ser vacinadas pessoas de 4 anos a 59 anos, 11 meses e 29 dias. Inicialmente, a vacinação no SUS era restrita à faixa etária de 10 a 14 anos.
O Ministério da Saúde reforçou que a ampliação do público-alvo dependerá da disponibilidade de doses e da situação epidemiológica de cada localidade. Além disso, as secretarias estaduais e municipais de saúde deverão informar à pasta sobre a implementação da estratégia temporária.
Leia mais
Juíza suspende aumento da passagem de ônibus em Manaus
Deputada Joana Darc perde bebê após dez semanas de gravidez
Todas as doses aplicadas devem ser registradas na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) para garantir que os vacinados recebam a segunda dose e completem o esquema de imunização, que exige duas aplicações para proteção efetiva contra a dengue.
De acordo com o Ministério da Saúde, 6,5 milhões de doses foram enviadas a estados e municípios em 2024, mas apenas 3,8 milhões foram aplicadas. A baixa adesão preocupa, principalmente entre os adolescentes: cerca de 1,3 milhão de jovens que receberam a primeira dose ainda não retornaram para a segunda.
Diante desse cenário, o governo orientou que estados e municípios intensifiquem estratégias de busca ativa para localizar e vacinar aqueles que ainda não completaram a imunização.
O Brasil foi o primeiro país do mundo a disponibilizar a vacina contra a dengue no sistema público universal. A imunização começou em fevereiro de 2024, contemplando inicialmente 315 municípios. Desde então, a campanha foi expandida e já atinge 1.921 cidades.
A vacina foi incorporada ao SUS para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos residentes em áreas prioritárias, conforme critérios epidemiológicos definidos em conjunto com estados e municípios na Comissão Intergestores Tripartite (CIT).