A Fundação de Vigilância em Saúde Doutora Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) anunciou, nesta terça-feira (3), que as secretarias Municipais de Saúde estão encerrando as campanhas de vacinação antirrábicas destinadas a imunização de cães e gatos contra araiva animal.
A imunização é imprescindível e protege a população de ser infectada pelo vírus rábicos que transmite raiva para os humanos, uma doença que praticamente desapareceu do Brasil. A meta de cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde visa imunizar até 80% dos cães e 100% da população de gatos
Na última campanha, realizada em 2021, o Amazonas vacinou 81% da população canina e 100% da felina, o que sinaliza a capacidade do Estado de alcançar as metas. O gerente de Zoonoses da FVS, Deugles Cardoso, ressalta a importância dessa ação vacinal.
“Mesmo quando encerra a campanha oficial, a vacina passa a fazer parte da rotina dos serviços de zoonoses municipais, que mantêm estoque e podem atender a população”, disse Cardoso.
Veja mais:
Amazonas registra 230 casos de esporotricose, segundo FVS
FVS confirma 118 casos de rabdomiólise no AM, 73 são Itacoatiara
ATENDIMENTO
Em caso de agressão por qualquer animal, seja em área urbana ou não, a pessoa deve seguir imediatamente até uma unidade básica de saúde e relatar o casso, que será notificado no sistema de informação destes episódios e logo iniciato um tratamento do pacientes com vacina ou soro, dependendo da localização e do tipo de animal agressor.
Na unidade de saúde o paciente vai ser avaliiado para que seja prescrito o tipo e o tratamento mais adequado para a situação.