A vacinação contra a dengue será ampliada para mais 17 municípios amazonenses. De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, Alvarães, Atalaia do Norte, Beruri, Boca do Acre, Eirunepé, Guajará, Ipixuna, Japurá, Maraã, Maués, Santo Antônio do Içá, Tapauá, Caapiranga, Canutama, Juruá, Pauini e São Sebastião do Uatumã são os municípios que passam a incorporar a vacina contra dengue ao calendário de imunização.
De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, já são 44 municípios contemplados com a vacina contra a dengue no Amazonas. “O objetivo da campanha é prevenir casos graves da doença e a definição dos municípios contemplados considerou critérios epidemiológicos”, afirma.
Leia mais
Ministério da Saúde vai solicitar inclusão de vacina contra chikungunya no SUS
Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro no caso de fraude em cartão de vacina
Cobertura vacinal
A estimativa é que sejam distribuídas 45,8 mil doses da vacina contra a dengue, direcionada à população de 10 a 14 anos de idade desses municípios, independentemente de infecção prévia por dengue. A meta estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) é atingir 90% de cobertura vacinal nesse público-alvo.
As vacinas serão enviadas de forma escalonada e mediante articulação com as secretarias municipais de Saúde. Os municípios devem assegurar a aplicação das duas doses necessárias para o esquema vacinal completo.
Visando a efetividade da estratégia, a Gerência Estadual de Imunização da FVS-RCP realiza treinamento para profissionais de saúde dos municípios. As abordagens são sobre aspectos técnicos da vacina, orientações sobre armazenamento e registro das doses, além de estratégias de comunicação e mobilização social para incentivar a adesão da população.
Segundo a gerente de imunização da FVS-RCP, Angela Desirée, a capacitação é oportunidade para alinhar estratégias de mobilização da vacinação. “A capacitação dos profissionais é essencial para assegurar que a vacina seja aplicada de forma correta, segura e eficaz, além de sensibilizar profissionais que envolvam escolas, unidades de saúde e lideranças comunitárias, ampliando o alcance da campanha e fortalecendo a confiança da população na vacinação”, disse.
A FVS-RCP também realiza monitoramento contínuo da distribuição e aplicação das doses, visando o avanço da campanha.