A imunização contra a Poliomielite, ou paralisia infantil, continua disponível em 171 salas de vacinação em Manaus, embora a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite tenha sido encerrada pelo Governo Federal no último 30 de setembro.
A Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) informou em nota que a vacinação contra a Poliomielite teve baixa adesão em Manaus, tendo alcançado apenas 58,29% das crianças de um ano de idade a menores de cinco anos. A meta do Ministério da Saúde era imunizar 95% do total de 141.140 mil crianças nessa faixa etária. “Mas apesar dos esforços, o município teve uma baixa adesão por parte dos pais e responsáveis”, disse a Semsa.
A cobertura de 58,29% alcançada na campanha representa 82.268 doses aplicadas contra a pólio em Manaus. Na Zona rural, Manaus atingiu 100% do público-alvo, mas a realidade foi diferente na zona urbana. Na zona Leste, 69,42% das crianças receberam o imunizante; 60,54% na Zona Oeste; 51,92% na Zona Norte; e 47,61% na Zona Sul.
A preocupação com a paralisia infantil volta a se intensificar no Brasil após suspeita de um caso no Pará, que está sob investigação. A doença pode deixar sequelas permanentes e até causar a morte. A Poliomielite é considerada erradicada no país desde 1989.
Os endereços e horários de funcionamento das 171 salas de vacina da Semsa estão disponíveis
neste link. Usuários precisam levar documento oficial de identificação e a caderneta de vacinação da criança.