As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Ufam lança edital de processo seletivo com 636 vagas para municípios do interior do Amazonas

Ufam lança edital de processo seletivo com 636 vagas para municípios do interior do Amazonas

Foto: Reprodução

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Comissão Permanente de Concursos (Compec), divulgou um edital para processo seletivo com 636 vagas para cinco municípios do interior do Amazonas.

As vagas do Processo Seletivo para o Interior (PSI 2026) são para os cursos de graduação regular em funcionamento nas unidades acadêmicas de Benjamin Constant, Coari, Itacoatiara, Humaitá e Parintins. Todas as publicações dessa seleção estão disponíveis aqui para acesso público.

Distribuição das vagas

  • Benjamin Constant: 120 para Instituto de Natureza e Cultura (INC), divididas entre seis cursos;
  • Coari: 17 para o Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), divididas entre sete graduações;
  • Humaitá: 150 para o Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, divididas entre seis cursos
  • Itacoatiara: 150 para o Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Icet), divididas entre dez cursos;
  • Parintins: 99 para o Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Icsez), divididas entre os sete cursos ofertados

Inscrições e Isenção da taxa

Caso o (a) candidato (a) queira solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição, deverá fazê-lo entre as 10h do dia 31 de julho e as 17h do dia 1º de agosto de 2025. O resultado definitivo desses pedidos estará disponível já no dia 11 de agosto de 2025, na página de acompanhamento do PSI, após a análise dos recursos e de acordo com o cronograma previsto no edital de abertura.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente online, entre as 10h do dia 13 de agosto e as 17h do dia 2 de setembro de 2025, sendo imprescindível a sua realização, independentemente de ter sido ou não deferida a isenção do pagamento da taxa. Em caso de indeferimento, a/o candidata/o deverá pagar essa taxa até o dia 2 de setembro de 2025, garantindo que a sua inscrição seja efetivada no PSI.


Saiba mais:

Nova reitora da Ufam, Tanara Lauschner: “A diversidade social é a base da riqueza acadêmica da instituição”

MP do Amazonas cobra soluções para falta de vagas em creches e pré-escolas em Manaquiri


 

O cartão de confirmação de inscrição (CCI) já poderá ser consultado a partir do dia 1º de outubro de 2025 e as provas serão aplicadas nos dias 12 e 13 de outubro de 2025. Além daqueles municípios onde a Ufam tem unidades acadêmicas e para os quais as vagas são destinadas – Benjamin Constant, Coari, Codajás, Humaitá, Itacoatiara, terão locais de aplicação as cidades de Manacapuru, Manicoré, Maués, Parintins, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tefé.

As provas serão aplicadas conforme o horário de Manaus e o (a) candidato (a) deverá comparecer ao local de prova levando caneta esferográfica fabricada em material transparente e de tinta na cor preta e documento oficial de identificação com foto ou, em caso de perda ou roubo, boletim de ocorrência impresso emitido a partir do dia 12 de agosto de 2025. É indispensável a leitura atenta de todo o edital e seus adendos.

Bonificação para o Interior

Os candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em instituições de ensino situadas em municípios do Estado do Amazonas, exceto Manaus, terão direito ao acréscimo de uma Bonificação para o Interior (BI) às notas obtidas no PSI, conforme o estabelecido na Portaria n. 121/2025-Proeg, de 18 de julho de 2025 e nas resoluções do Consepe/Ufam n. 044/2015, de 2015, e n. 024/2017, de 2017.

Para fazer jus à bonificação estabelecida no edital de abertura do PSI, o candidato deve atender simultaneamente os seguintes critérios: 1. Preencher todos os requisitos definidos no item 2.2 do referido edital de seleção; 2. Optar pelas vagas destinadas à Ampla Concorrência (AC), no momento da inscrição; e 3. Fazer a opção pela bonificação, também ao se inscrever no PSI. É importante reservar documentos que comprovem a condição informada, a qual será requerida para a efetivação da matrícula.