A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) esteve presente em Presidente Figueiredo, no último fim de semana, levando atendimentos diversos à população, totalmente gratuitos. O município fica distante 117 quilômetros de Manaus em linha reta.
Por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) foi realizado o Projeto Proex em InteriorizAÇÃO. Os serviços aconteceram no Núcleo de Ensino Superior de Presidente Figueiredo (Nespf/UEA), das 8h ao meio-dia.
Saiba mais:
UEA celebra vencedores do 5° Prêmio de Turismo Maria Helena Fonsêca
Pesquisadores da UEA identificam má qualidade da água em poços de Parintins
A vice-reitora da UEA, Prof.ª Dra. Kátia Couceiro, esteve presente na ação. Ela levou dez alunos do curso de Medicina da UEA para realizarem o exame de eletroencefalograma e darem orientações sobre saúde a moradores.
“É muito importante a presença da universidade no interior do Amazonas, levando o conhecimento de nossos alunos para benefício daqueles que tanto precisam”, ressaltou a vice-reitora, que também é médica cardiologista.
Segundo o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Prof. Dr. Darlisom Ferreira, o InteriorizAÇÃO desse semestre, em Presidente Figueiredo, representa o potencial e a capilaridade da extensão universitária no interior do estado.
“Fizemos em outros municípios e essa tem sido a tônica do projeto: potencializar as atividades de extensão nas unidades do interior e, com isso, dar toda visibilidade aos projetos que a UEA desenvolve no entorno das comunidades e no processo de formação de nossos estudantes para muito além da capital”.
Atendimento ao público
A população da sede do município e de comunidades vizinhas foram em busca dos serviços ofertados, principalmente da vacinação, retirada da 2ª via de Certificado de Reservista, dicas nutricionais, atendimento médico e orientação jurídica dada pelo juiz Sandro Nahmias, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), e pela advogada Ana Caroline Queiros.
Mas teve aqueles que foram interessados em se embelezar, fazendo design de sobrancelhas, esmaltação e corte de cabelo masculino e feminino.
“Gosto desse tipo de ação e aproveito para vir sempre que posso. Vou ajeitar minhas sobrancelhas e cortar meus cabelos”, disse a diarista Ediene Pinto Gomes, 54.
Serviços
Dentre os serviços levados a Presidente Figueiredo, destaque para alistamento militar; emissão de Certificado de Dispensa de Incorporação; embelezamento; atendimento do CTA (Testagem rápida); exposição de alimentos regionais; orientação nutricional; palestra sobre prevenção de acidentes domésticos, minicursos de brigadas e primeiros socorros dada pelo Corpo de Bombeiros, dentre outros serviços. A Companhia Entrecorpus da Escola Superior de Artes e Turismo da UEA (Esat) integrou a ação em Presidente Figueiredo e fez a apresentação da coreografia Nosso Encontro, que encantou o público presente.
Parcerias
O Projeto Proex em InteriorizAÇÃO contou com o apoio da Prefeitura de Presidente Figueiredo, por meio das Secretarias de Saúde (Semsa), Assistência Social e Cidadania (Semasc) e de Cultura (Semcult); Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/AM); Serviço Social do Comércio (Sesc); Corpo de Bombeiros; Ecopaper Amazônia Ltda.; Comando Militar da Amazônia (CMM); Tribunal Regional do Trabalho – 11ª Região – Vara Presidente Figueiredo; Projeto Somar (CAC/UEA); Curso de Agroecologia do Nespf/UEA; Doação de armação de óculos (Proex/UEA); Companhia de dança Entrecorpus (Esat/UEA) e Liga Acadêmica de Cardiologia Clínica (Lacac).