Um tumor de mais de 2 kg foi retirado de uma paciente, na madrugada desta quinta-feira (03/07), por médicos especialistas da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), em Manaus. A cirurgia durou cerca de dez horas.
O tumor, diagnosticado como um ameloblastoma agressivo, comprometia aproximadamente 50% da mandíbula esquerda da paciente, provocando deformidade facial severa, além de grandes dificuldades para se alimentar e se comunicar. Natural do estado do Pará, a paciente convivia com o problema há oito anos e chegou a perder 30 quilos nos últimos meses.
Leia mais
Aluno é retirado de escola à força por PMs por se recusar a cumprir suspensão
Cirurgia

A cirurgia mobilizou médicos altamente especializados das áreas de bucomaxilofacial, microcirurgia de cabeça e pescoço, além de cirurgia plástica. De acordo com o cirurgião bucomaxilofacial Flávio Fayad, o planejamento do procedimento envolveu exames detalhados e discussões clínicas ao longo dos últimos meses. “Foi uma cirurgia complexa, mas conduzida com precisão. Realizamos a ressecção completa do tumor, instalamos uma placa de reconstrução mandibular e, por fim, fizemos um enxerto de fíbula vascularizada, técnica que utiliza parte do osso da perna para reconstruir a mandíbula”, explicou.
Recuperação
Segundo Fayad, após a recuperação inicial, a paciente deverá receber um implante na região operada dentro de aproximadamente seis meses. A intervenção permitirá a reabilitação das funções mastigatórias e da fala, além de uma importante recuperação estética.
Após quase uma década convivendo com o tumor, a mãe da paciente, Áurea Neide Araújo, de 56 anos, agradeceu à equipe do hospital pelo sucesso da cirurgia. “Esperamos muito por este dia, para pôr fim ao sofrimento dela, especialmente por causa da gravidade do tumor. Oramos, e graças a Deus tudo ocorreu bem. Agradecemos à direção do hospital, aos médicos e a todos os profissionais envolvidos nesse procedimento tão delicado”, afirmou a mãe.
Esta não é a primeira vez que a FHAJ realiza cirurgias dessa natureza, porém, de tumor menor. Em dezembro do ano passado, um tumor de 14 centímetros foi removido da mandíbula de um homem de 35 anos, também com deformidade severa. Naquela ocasião, tratava-se de um mixoma, tumor benigno que afetava cerca de 80% da mandíbula do paciente. A cirurgia teve duração aproximada de cinco horas.