O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), na manhã de hoje, 26, desaprovou as contas do ex-prefeito de Careiro da Várzea, Ramiro Gonçalves de Araújo, referente ao ano de 2018. O julgamento das contas ocorreu na 27ª Sessão Ordinária do Pleno, transmitida ao vivo pelas redes sociais do Tribunal (YouTube, Facebook e TikTok).
Foram encontradas diversas irregularidades na prestação de contas do gestor: segundo relatório emitido pelo auditor Luiz Henrique Mendes, Ramiro Gonçalves de Araújo não apresentou, dentro dos prazos, relatórios de execução orçamentária e de gestão fiscal. Ao todo, foram oito relatórios enviados fora dos prazos, com atrasos de mais de 620 dias.
Leia mais:
TCE julga irregulares contas do ex-presidente da Câmara de Itapiranga
Justiça derruba decisão que proibia show do cantor Tierry em Itapiranga
O relatório também informou que o gestor não cumpriu com o limite máximo de despesas com pessoal. Foram gastos, ao todo 54,09% da receita do município, quando, em lei, já é considerado um limite de alerta o valor de 48,60%.
Após o julgamento técnico das contas pelo Pleno do TCE-AM, a corte enviará seus relatórios para o julgamento político do ex-prefeito pela Câmara Municipal de Careiro de Várzea.
Na mesma sessão, a corte decidiu multou o secretário de Estado da Educação e Qualidade do Ensino em 2007, Gedeão Timóteo Amorim, em R$13,6 mil, por também ter tido as contas consideradas irregulares pelo tribunal. Ele tem o prazo de 30 dias para realizar o pagamento ou recorrer da decisão proferida pelo Pleno.