Unidades de saúde registram mais de 13 mil atendimentos durante feriado prolongado no Amazonas

Foto: Divulgação
As unidades da rede estadual de saúde realizaram 13.401 atendimentos, entre sexta-feira e sábado (24 e 25/10), nos dois primeiros dias do feriado prolongado, que segue até a próxima terça-feira (28/10). O balanço inclui atendimentos ambulatoriais, cirurgias e partos realizados nas 25 unidades de urgência e emergência e em hospitais administrados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, destaca que o plano operacional traçado para o feriado garante a rede de urgência e emergência funcionando 24 horas com capacidade plena, assim como os hospitais de referência, a Central de Regulação e os demais serviços essenciais, como o Aeromédico, que oferta UTI aérea para atender a população do interior, quando necessário.
“As unidades de urgência e emergência estão funcionando com sua capacidade plena, com profissionais e insumos necessários para garantir o melhor atendimento a quem mais precisa. Estamos também com o mutirão de cirurgia a todo vapor nos hospitais, para garantir uma resposta rápida à população, reduzindo o tempo de espera”, afirmou a secretária.

Leia mais:
Mulher descobre que foi dada como morta ao ir ao posto de saúde em Curitiba
Aleam aprova projeto que garante a negativados o acesso a planos de saúde
O monitoramento das unidades, afirma a secretária, também é contínuo e essencial para dar a fluidez aos atendimentos. “Os números de atendimentos demonstram o comprometimento das equipes e a importância de um planejamento técnico, que assegura a continuidade dos serviços e o atendimento à população, mesmo em períodos de alta demanda como são os fins de semana e feriados”, reforçou.
Balanço dos atendimentos

De acordo com o monitoramento feito a partir do Cieges, na sexta-feira, as unidades de saúde da SES-AM realizaram 6.918 atendimentos. No sábado foram 6.483, entre urgência e emergência, atendimento ambulatorial, cirurgias, partos, entre outros.
A secretária executiva de Assistência da SES-AM, Mônica Melo, afirma que os dois primeiros dias do feriadão aconteceram dentro da normalidade, conforme o Plano Tático Operacional da Assistência, uma ferramenta de gestão da SES-AM que visa assegurar o pleno funcionamento da rede estadual, com acompanhamento das escalas, disponibilidade de insumos e integração entre hospitais, prontos-socorros, maternidades, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Serviços de Pronto Atendimento (SPAs).
“Na semana anterior a todos os feriados, nos reunimos com a Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) para orientar o abastecimento de medicamentos e insumos. Com a direção das unidades, acompanhamos as escalas de trabalho, revisão de fluxos e monitoramento da capacidade instalada”, explica Mônica Melo. A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Amazonas em garantir atendimento ininterrupto e de qualidade à população da capital, disse ela.
A rede de urgência e emergência do estado inclui seis prontos-socorros, nove SPAs, duas UPAs, sete maternidades e o Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam). Todas permanecem em funcionamento 24 horas por dia durante o feriado prolongado.






