Renato Júnior, secretário-municipal da Seminf, esteve na manhã de hoje no estúdio da Onda Digital para uma entrevista no programa Fiscaliza Geral. Ele falou sobre o trabalho à frente da Secretaria Municipal de Infraestrutura, e também a respeito das obras em viadutos e avenidas da cidade que podem ser esperadas para 2023.
Renato fez um balanço sobre sua atuação de oito meses junto à secretaria na gestão David Almeida:
“Sabemos que os desafios da cidade são muito grandes. Manaus é uma cidade que cresceu horizontalmente, e de forma desordenada. Se você pegar a nossa área, ela é oito vezes maior que a cidade de São Paulo. O orçamento da prefeitura de lá é R$ 63 bilhões, a nossa é R$ 8. Temos invasões, e junto com a Prefeitura e Governo do estado estamos trabalhando para contê-las. Não dá mais para aceitar que as pessoas tenham que morar em barrancos, correndo risco de desmoronamento. Tenho andado nessas áreas da cidade e, sobretudo agora nesse momento de chuva, vemos como é difícil. Por muitos anos, a cidade de Manaus foi tratada sem carinho”.
Ele comentou sobre o trabalho do programa Asfalta Manaus e o site Asfaltômetro, recentemente colocado no ar. Ao mesmo tempo, também fez críticas à empresa Águas de Manaus:
“Temos que dar vazão às demandas, mas são muitas. É muita coisa, sobretudo no período de chuvas. Dentro do Asfalta Manaus, cheguei esse ano a ter 32 frentes de asfalto em Manaus, entre administração direta e terceirizadas. Chegou a faltar CAP em Manaus, um dos agregados usados para fazer asfalto. Nunca se viu tanto trabalho simultâneo, e olha o quanto gerou de empregos. Por isso lançamos o Asfaltômetro, asfaltometro.com.br, onde colocamos as ruas que foram recapeadas. Inclusive vamos fazer uma alteração no site, colocando algumas ruas como recapeamentos parciais, umas 40 dentre 1.600, porque a Águas de Manaus vem depois que asfaltamos e rasga tudo. Estamos por aqui com a empresa”.
Sobre as obras em viadutos e avenidas, Renato afirmou:
“Já licitamos o viaduto da Bola do Produtor, e também o da Coronel Barão de Rio Branco na Av. das Torres, e começaremos as obras nas próximas 2 semanas. Eram projetos de outras gestões, e baixamos os valores para melhorar no gasto e na atenção à demanda. Na Bola do Produtor, faremos um viaduto diferente. Toda a Autaz Mirim será refeita e recapeada, com áreas instagramáveis. E ali entre o Hemoam e a Arena, ainda estamos analisando os projetos, mas na Coronel Teixeira estamos enviando o processo licitatório, e esperamos dar início à obra em abril ou maio”.
A entrevista completa com Renato Jr. pode ser conferida aqui.