Durante sete meses, cerca de 5 mil aparelhos celulares foram recuperados, 38 pessoas foram presas e 14 operações em toda a capital amazonense foram realizadas pelo Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (Nirc).
“Quando o cidadão fornece a numeração do IMEI, isso permite que consigamos identificar os receptadores desses aparelhos, realizamos as intimações via Whatsapp e passamos a receber esses aparelhos para realizar as devoluções aos verdadeiros donos”, disse o diretor do Nirc, delegado Bruno Hitotuzi.
A ação integra o programa RecuperaFone, para combater o roubo de celular e desencorajar o comércio de receptação dos aparelhos. No período, 1.600 pessoas obtiveram o aparelho de volta.
Dos 2 mil aparelhos disponibilizados para devolução aos donos, 400 ainda não foram retirados.
Os proprietários dos dispositivos podem comparecer à sede do núcleo, localizada no Conjunto Celetramazon, bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus, para reaver seus bens.
De acordo com o secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida, devolução será feita exclusivamente para as pessoas cujo nome consta na lista.
Ver essa foto no Instagram
A lista com os nomes dos donos dos aparelhos pode ser consultada no link: Lista de celulares recuperados.
O secretário destacou que, para reaver o celular, é necessário apresentar um documento de identidade com foto, e também a importância do registro do Boletim de Ocorrência (BO) no momento do roubo ou furto, com a inclusão do número do IMEI do aparelho.
______________________________________________________
Saiba mais:
Homem de 28 anos some após ser visto no bairro Flores, em Manaus
Homem é preso no AM por suspeita de violência contra a própria filha de 9 anos
______________________________________________________
A operação contou sob a coordenação da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), com apoio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Ainda de acordo com Vinícius Almeida, todo o aparato tecnológico utilizado pelo Programa RecuperaFone está sendo empregado em operação no interior do estado, a partir da Operação Impacto. Até o momento, a ação foi realizada em 17 municípios da Região Metropolitana e do Alto e Médio Amazonas.
“Iniciamos com as operações Impacto nos municípios juntamente com a equipe do RecuperaFone, atuando nas barreiras de fiscalização e verificando se há celulares roubados circulando no local. Todo nosso aparato tecnológico está sendo empregado nessas cidades e, além das buscas nas ruas, vamos avançar para as lojas, também”, ressaltou o secretário.