O queijo coalho está entre os 50 melhores do mundo, segundo avaliação da Enciclopédia Gastronômica Tasteatlas, uma das mais respeitadas do mundo. A avaliação indica que o coalho nosso de cada dia obteve nota 4,5 e, por isso, conquistou a 38º posição global.
A iguaria foi caracterizada como firme, mas de textura elástica com duas colorações amarela e a branca. A nota máxima é cinco, no Brasil, ele só ficou atrás do queijo produzido meia cura produzido na Serra da Canastra, em Minas Gerais.
Mas o consumo excessivo do queijo pode ser prejudicial à saúde, é o que explica a nutricionista Adriana Braga, a equipe da Rede Onda Digital.
“Os queijos além de deliciosos e saudáveis, mas se tratando de quijo coalho precisamos ter um certa atenção devido o teor de gordura encontrada nele”, ressaltou Adriana.
No amazonas ele é usado também no famoso e tradicional x- caboquinho, registrado como patrimônio cultural e imaterial da cidade de Manaus.
Lili Maciel, é empresária do ramo alimentícios, é proprietária de um café regional. Ela conta sobre o queijo coalho ser o produto carro chefe do local.
Leia mais:
New York Times destaca Manaus como um dos melhores destinos turísticos em 2023
“Aqui no nosso café ele o carro chefe, e o queijo coalho a gente come tanto com pão, tapioca e cuscuz; a demanda é grande, a gente até oferece outros tipos de queijos, mas o manauara é acostumado comer queijo coalho”, destacou.
A produção de queijo coalho no Amazonas é referência em todo País. Ao todo, 23 fábricas de laticínios possuem o serviço de inspeção estadual, sendo 13 queijarias oriundas da agricultura familiar, distribuídas nos municípios de Parintins, careiro da várzea, distrito de novo céu e Autazes.
No município de Autazes, a produção de queijo corre em ritmo acelerado. Pioneira no país na modalidade de queijarias flutuantes, a terra do leite já dispõe de seis fábricas de laticínios, seis queijarias flutuantes e nove queijarias com serviço de inspeção estadual, outras 14 em processo de obtenção do selo.
Somente em Autazes, são mais de 70 mil cabeças de gado e, aproximadamente, 1000 criadores. Em todo o Amazonas, são produzidas, por mês, 435 toneladas de queijo e um dos principais queijos produzidos no amazonas são as variações do coalho: queijo tipo coalho especial, coalho de búfala, coalho bovino. o quilo do queijo coalho é comercializado diretamente na fábrica a R$ 28, mas chega às prateleiras no valor aproximado de R$ 42.
O produto é vendido em todas as zonas de Manaus e em grande escala na feira da Manaus moderna, no centro da cidade.
Seja em casa, no trabalho, nas feiras, nos lanches e cafés regionais já está provado o que mundo só descobriu agora. Nosso queijo coalho é um delicioso produto que não pode faltar na mesa do amazonense.