Ocorreu na manhã de hoje, 5, protesto de um grupo de professores ligados ao Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado do Amazonas (Sinteam) em frente à sede do Governo do Amazonas, na Avenida Brasil, bairro Compensa, Zona Oeste de Manaus.
O ato fez parte da paralisação geral anunciada pelo Sinteam para hoje. No interior, há programações específicas. A categoria reivindica reajuste salarial de 25% e exige uma reunião com o governador Wilson Lima (União Brasil).
Veja vídeo da manifestação de hoje, abaixo:
A presidente do Sinteam, Ana Cristina, afirmou:
“Foi aberto um diálogo com a Casa Civil, mas, até o momento, o governador ainda não apresentou a sua contraproposta. O reajuste está atrasado e exigimos uma reunião com o chefe do Executivo para resolver essa questão”.
A secretária de organização do Sinteam, Beatriz Calheiro, também completou:
“A paralisação é pacífica e tem o objetivo de forçar a negociação”.
Os trabalhadores ainda reivindicam pagamento de progressões por titularidade e tempo de serviço, reajuste no vale-alimentação e auxílio-localidade.
Ana Cristina também falou sobre como a paralisação afeta alunos e atividades em sala de aula:
“Essa mobilização, infelizmente, impacta sim na vida dos alunos, mas também conversamos com pais para que eles entendam a nossa situação. Pela parte do empregador não existe uma negociação, por isso foi preciso o ato”.