Com objetivo de combater as eminentes práticas abusivas e fraudes comuns durante a Black Friday. O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) lançou nesta segunda-feira (18/11) um canal de denúncias com objetivo de assegurar que os consumidores possam aproveitar as promoções de forma segura, sem serem prejudicados por cobranças indevidas, publicidade enganosa ou outras irregularidades.
O órgão reitera que a colaboração dos consumidores é fundamental para a criação de um ambiente de compras mais transparente e justo durante a Black Friday.
Através deste novo formulário, os consumidores poderão relatar situações como taxas ocultas, anúncios falsos, preços inflacionados e outras práticas ilegais que possam prejudicar as compras.
O diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, reforça que, para que o combate a esses problemas seja eficaz, é fundamental que as vítimas de fraudes denunciem as situações, contribuindo para a fiscalização e aplicação das normas.
“O Procon-AM já iniciou ações de fiscalização no Centro de Manaus, e em breve iremos em alguns shoppings da cidade visando garantir que as promoções sejam seguras e que os direitos dos consumidores sejam respeitados”, frisou.
Leia mais:
Feirão Amazonas Meu Lar: famílias com dívidas de água e luz serão atendidas pelo Procon
Procon orienta consumidores para compras seguras durante a ‘Black Friday’ no Amazonas
Fraxe também destacou o papel ativo dos consumidores, que devem ser vigilantes e denunciar qualquer violação de seus direitos durante o período promocional. O link para enviar denúncias já está disponível no site oficial do órgão: https://www.procon.am.gov.br/ e pode ser acessado por consumidores de todo o estado do Amazonas.
O órgão orienta que as denúncias sejam feitas com o máximo de detalhes possível, incluindo imagens dos produtos, comprovantes de pagamento e informações claras sobre a situação. A precisão e veracidade das informações são essenciais para que as devidas ações sejam tomadas.
Além deste novo canal, o Procon-AM também mantém seus tradicionais canais de atendimento ao consumidor. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (92) 3321-4009, pelo número 0800 092 1512, ou ainda pelo e-mail fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br.