Uma nova iniciativa desenvolvida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) promete aproximar a ciência da população. Nesta quarta-feira (10), foi realizada a primeira edição da “Fapeam na Feira”, que levou ao estacionamento do Shopping Ponta Negra diversos projetos de pesquisa desenvolvidos no Amazonas.
A iniciativa faz parte das comemorações alusivas aos 20 anos da Fapeam. O objetivo da ação é divulgar projetos de pesquisa, com uma linguagem acessível ao público, e demonstrar na prática a importância da ciência e da tecnologia no cotidiano das pessoas e para a resolução de problemas que afligem à sociedade.
“Queremos informar à sociedade que no Amazonas se faz ciência de qualidade, que temos aqui pesquisadores de excelência, e que o Governo do Amazonas investe em CT&I, porque acredita na ciência como mola propulsora das transformações sociais, ambientais, tecnológicas e inovativas”, destacou a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales.
Um dos projetos apresentados na feira apresentou um protótipo que detecta objetos à frente até 60 centímetros de distância. A ferramenta visa auxiliar deficientes visuais e foi desenvolvida por estudantes do ensino médio da Escola Estadual Homero de Miranda Leão, localizada na Cidade Nova, Zona Norte de Manaus, para auxiliar um aluno com baixa visão da escola.
“Acredito que é muito importante a divulgação dos projetos fomentados pela Fapeam, porque assim a população tem conhecimento da ciência que está sendo desenvolvida na escola, por meio do PCE, e que pequenos projetos podem mudar a vida de uma pessoa”, disse o professor Ivan, responsável pela coordenação do projeto.
Veja também:
Aluno que não fez ensino médio no AM consegue liminar para cursar Direito na UEA
TCE-AM nega apelação de aprovado em concurso que deixou de se vacinar contra covid
A atividade desta quarta-feira foi apenas o ponto de partida no calendário de eventos da Fapeam, que em 2023 está celebrando 20 anos de existência.
A segunda edição da “Fapeam na Feira” está prevista para ocorrer no mês de agosto. Além deste, outros eventos serão realizados nos próximos meses para apresentar à população as pesquisas desenvolvidas no âmbito dos editais da Fundação.