A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), e a Defensoria Pública do Estado formalizaram, nesta quarta-feira (5/2), acordo que assegura assistência integral às famílias atingidas pelo deslizamento ocorrido no bairro Redenção, zona Centro-Oeste da capital, em 19 de janeiro.
O acordo foi assinado pelo secretário municipal de Habitação e Assuntos Fundiários, Jesus Alves, e pelo defensor público Carlos Almeida, garantindo que as famílias afetadas sejam contempladas com apartamentos do Programa “Minha Casa, Minha Vida” – modalidade Calamidades.
Os termos do acordo garantem que até a conclusão das obras, todos os beneficiários receberão apoio financeiro, por meio do aluguel social.
Leia mais:
À Onda Digital, Carlos Almeida falou sobre a retirada das famílias das áreas de risco. Ele declarou:
“Esse é um bom paradigma para situações como essa. O atendimento in loco vai acontecer hoje para atendimento dessas 43 famílias.
O pessoal da área de risco iminente vai ser retirado, e ainda faremos análise das demais áreas, e a preocupação da Defensoria e do Ministério Público é com a manutenção dessas pessoas nessas áreas. Queremos que haja essa remoção, mas há uma preocupação muito grande com moradia, porque não dá pra deixar as pessoas com uma mão na frente e outra atrás”.
📌 Defensor público Carlos Almeida comenta situação das famílias da Redenção pic.twitter.com/aAYT4T14it
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 5, 2025
Jesus Alves também falou com a Onda Digital sobre a situação:
“Para as famílias que estão na área de risco aqui na Redenção, a gente vai ofertar Auxílio-Aluguel, retirar as estruturas que aqui estão para que outras famílias não venham a se assentar nesta área, e vamos colocá-las no programa Minha Casa, Minha Vida. Uma quantidade das nossas unidades vai ser destinada a quem está em área de risco e a vítimas de calamidades, como foi este caso”.
📌 Secretário da Semhaf comenta áreas de risco no bairro Redenção pic.twitter.com/rBDZayB9ze
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 5, 2025
Relembre a tragédia na Redenção
As fortes chuvas que caíram em Manaus em 19 de janeiro provocaram deslizamento de terra que atingiu duas casas no bairro Redenção, na zona Centro-Oeste de Manaus.
Duas pessoas morreram: Jeferson Araújo, de 30 anos, e sua filha Ester Amorim Araújo, de 8, foram encontrados abraçados. Outra vítima, Juliane, que era esposa de Jeferson e mãe de Ester, chegou a perder uma das pernas devido aos ferimentos.
Segundo a Defesa Civil, uma ligação irregular de água na área também contribuiu para o deslizamento.
Veja os vídeo do deslizamento: